Imigração árabe e comércio de fronteira: uma análise da influência da cultura nas atividades comerciais desenvolvidas por imigrantes e descendentes de imigrantes árabes na fronteira entre Santana do Livramento (Brasil) e Rivera (Uruguai)

Autores

  • Cinara Neumann Alves UNISC
  • Marco André Cadoná

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v20i3.6719

Palavras-chave:

migração Árabe. Fluxos de imigração. Comércio de fronteira. Cultura árabe. Comportamento econômico.

Resumo

O artigo aborda a presença da imigração árabe na fronteira entre Santana do Livramento (Brasil) e Rivera (Uruguai), analisando como a cultura árabe influencia as ações econômicas que os descendentes de imigrantes árabes realizam enquanto comerciantes naquela fronteira. Por meio da identificação de diferentes fluxos da imigração árabe, o estudo mostra que a cultura faz diferença no comportamento econômico dos descendentes de imigrantes árabes, ainda que seja significada e resignificada pelas diferentes gerações que constituem a história da comunidade árabe na fronteira entre Santana do Livramento e Rivera.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-11-12

Como Citar

Alves, C. N., & Cadoná, M. A. (2015). Imigração árabe e comércio de fronteira: uma análise da influência da cultura nas atividades comerciais desenvolvidas por imigrantes e descendentes de imigrantes árabes na fronteira entre Santana do Livramento (Brasil) e Rivera (Uruguai). Redes, 20(3), 63-80. https://doi.org/10.17058/redes.v20i3.6719

Edição

Seção

Imigração e Trabalho e Organização dos Mercados de Trabalho