A POESIA: ESTRATÉGIAS PARA EXPERIMENTAR E FRUIR EM SALA DE AULA

Autores

  • Rosilene de Fátima Koscianski da Silveira Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (Doutorado) Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL (professora PARFOR)
  • Eliane Santana Dias Debus Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Fernando José Fraga de Azevedo Universidade do Minho - UMINHO

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.11601

Palavras-chave:

Poesia, Estratégias, Fruição, Autoria.

Resumo

A poesia é intrínseca ao homem. Na sua origem histórica, o termo poesia provém da palavra grega poiein, que significa fazer. Desde uma idade precoce a criança manifesta um fascínio pelos jogos de linguagem e pela sua vertente sonora e rítmica. Quanto mais cedo meninos e meninas encontram-se e interagem com essa forma de linguagem, maiores são o grau de familiaridade e as possibilidades de se estabelecer uma relação prazerosa e fecunda entre ambos. O papel da escola consiste em promover e potencializar o encontro “poesia e criança”. O presente texto objetiva, de modo geral, ampliar a reflexão acerca da presença da poesia na escola; e, especificamente, dialogar sobre as estratégias que possibilitam experimentar e fruir a poesia no chão da sala de aula, partindo da interlocução com diferentes pesquisadores da temática. Esse estudo vai também à escola, no contexto português, para estabelecer um diálogo com os docentes que atuam nos anos iniciais do Ensino Básico sobre: o modo de inserção da poesia neste espaço-tempo; a frequência com que o texto poético transita na sala de aula; e, principalmente, para buscar destes mediadores o compartilhamento de suas experiências reais de trabalho com o texto poético. Destacamos a relevância de as estratégias de trabalho com o texto poético se tornarem presentes na formação inicial e continuada dos professores. Nossa reflexão aponta num sentido propositivo, buscando enfatizar as estratégias que possibilitam experimentar, fruir e criar poesia no chão da sala de aula e cujo trato empírico leva em conta os aspectos estético, linguístico e literário que consubstanciam esta forma de linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosilene de Fátima Koscianski da Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (Doutorado) Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL (professora PARFOR)

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Contestado (UnC) – Campus Canoinhas; Mestre em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC); Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com Estágio Científico Avançado no âmbito de Doutoramento em Estudos da Criança na Universidade do Minho, Braga, Portugal. É membro dos grupos de pesquisa: Literalise: Grupo de pesquisa em literatura infantil e juvenil e práticas de mediação literária (UFSC), GIPPPGE: Grupo Internacional de Pesquisa em Políticas, Práticas e Gestão da Educação (UPE), LITTERA: Correlações entre cultura, processamento e ensino: a linguagem em foco e Grupo de Pesquisa em Arte: GPA (UNESC). Atua como professora na Rede Pública Estadual de Santa Catarina e no Curso de Pedagogia – Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR) – na Universidade do Sul Catarinense (UNISUL).

Eliane Santana Dias Debus, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em Letras Licenciatura Português e Inglês pela Fundação Educacional de Criciúma (1991), mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no Departamento de Metodologia de Ensino e no Programa de pós-Graduação em educação.. É líder do Grupo de Pesquisas LITERALISE: Grupo de pesquisa em literatura Infantil e juvenil e práticas de mediação literária, da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação e Letras, com ênfase em Literatura Infantil e Juvenil, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura infantil e juvenil, temática africana e afro-brasileira na literatura infantil e juvenil, formação de leitores, formação de professores e leitura literária.

Fernando José Fraga de Azevedo, Universidade do Minho - UMINHO

Possui doutorado em Análise Textual pela Universidade do Minho (2002) . Concluiu a Agregação - em 2012. É Professor Associado na Universidade do Minho. Atua na área de Humanidades com ênfase em Línguas e Literaturas.

Downloads

Publicado

2018-05-02

Como Citar

Koscianski da Silveira, R. de F., Debus, E. S. D., & Fraga de Azevedo, F. J. (2018). A POESIA: ESTRATÉGIAS PARA EXPERIMENTAR E FRUIR EM SALA DE AULA. Reflexão E Ação, 26(2), 86-100. https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.11601

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação, Cultura e Produção de Sujeitos