POLÍTICA E INSTITUIÇÕES: POSSÍVEIS ARTICULAÇÕES TEÓRICAS

Autores

  • Cristina Miyuki Hashizume

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.2224

Palavras-chave:

Educação, Participação Política, Cotidiano, Formação

Resumo

O artigo discutirá teoricamente o conceito de política e a importância de uma redefinição do termo, problematizando as diferentes participações políticas da população brasileira, ao longo de nossa história. Propõe o resgate do sentido original e ético de política para revisitá-lo e propô-lo dentro de um novo paradigma ético-estético-político. Percorremos desde a Antiguidade grega até nossa atual democracia, de modo a refletir possibilidades de atuação, apesar de um passado político de pouca participação. O conceito de processo instituinte e micropolítico (da Análise Institucional) nos instrumentaliza a compreender as possibilidades de atuação diferentes, criativas e que escapam ao controle instituído.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Miyuki Hashizume

Professora Adjunta de Psicologia do Trabalho e Organizacional da Universidade Estadual da Paraíba, doutora em Psicologia. Endereço: Departamento de Psicologia da UEPB.

Downloads

Publicado

2014-12-19

Como Citar

Hashizume, C. M. (2014). POLÍTICA E INSTITUIÇÕES: POSSÍVEIS ARTICULAÇÕES TEÓRICAS. Reflexão E Ação, 22(2), 424-441. https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.2224