TUTORIA: UMA PRÁTICA DE ENSINO AUTORREGULADA UTILIZADA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Lourdes Maria Bragagnolo Frison

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.2596

Palavras-chave:

Tutoria, Programa de Educação Tutorial, Aprendizagem, Universidade

Resumo

Este artigo propõe refletir sobre tutoria, alternativa educativa utilizada no ensino superior, que tem como objetivo potencializar a aprendizagem realizada em parceria entre os acadêmicos. Esta estratégia de ensino tem buscado estimular um trabalho planejado e desenvolvido pelos próprios universitários. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre tutoria, a fim de compreender a origem e a importância desta atividade para o processo de ensino e a aprendizagem universitário e, a seguir uma pesquisa empírica, que teve como locus o trabalho desenvolvido no Programa de Educação Tutorial – PET, da Faculdade de Educação/FaE, da Universidade Federal de Pelotas/UFPel, com o objetivo de investigar como a prática da tutoria é realizada, uma vez que ela intenciona complementar a formação inicial e continuada.

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Biografia do Autor

Lourdes Maria Bragagnolo Frison

Doutora em Educação pela PUCRS. Professora do PPGE/FaE/UFPel. Professora responsável pela pesquisa sobre Tutoria e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa da Aprendizagem Autorregulada – GEPAAR. Rua Engenheiro Rodolfo Ahrons, 285. CEP: 91530.320. Intercap. Porto Alegre. Brasil Celular (51) 33360521 – (51) 99711408.

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Publicado

2013-12-18

Como Citar

Frison, L. M. B. (2013). TUTORIA: UMA PRÁTICA DE ENSINO AUTORREGULADA UTILIZADA NO ENSINO SUPERIOR. Reflexão E Ação, 21(2), 66-81. https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.2596