A CONCEPÇÃO DE TRABALHO PARA ALUNOS E PROFESSORES DE UM CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Autores

  • Amailson Sandro Barros
  • Carlos Herold Junior

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.2902

Palavras-chave:

Trabalho, Marx, Técnico em Enfermagem, Alunos, Professores

Resumo

Este artigo tem com objetivo apresentar a concepção de alunos e professores de um curso técnico em enfermagem sobre trabalho. Para tanto, foram entrevistados 12 alunos e 03 professores do curso. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados obtidos apontaram para uma concepção de trabalho pautada no prazer e satisfação de cuidar e como fonte de remuneração, concomitantemente relacionada à perpetuação histórica e ideológica que exige da enfermagem dedicação, obediência e desapego material. As verbalizações dos entrevistados desconsideram o embate entre capital e trabalho e a construção social e histórica da exploração da força de trabalho, mantendo fortemente o dogma da caridade na área da enfermagem. Os relatos apontaram para o duplo caráter do trabalho – relacionado ao trabalho concreto e ao trabalho abstrato e a divisão trabalho intelectual versus trabalho manual e a precarização do trabalho na área da enfermagem e na docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amailson Sandro Barros

Doutorando em Educação. Mestre em Educação. Universidade Federal de Mato Grosso. Endereço: Boa Esperança, CEP: 78060900, Cuiabá, MT, Brasil.

Carlos Herold Junior

Professor Doutor, Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Endereço: Avenida Colombo, 5790, Jardim Universitário, CEP:85015430 - Maringá, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-12-07

Como Citar

Barros, A. S., & Junior, C. H. (2016). A CONCEPÇÃO DE TRABALHO PARA ALUNOS E PROFESSORES DE UM CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM. Reflexão E Ação, 24(3), 162-188. https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.2902