ESCOLA, UNIVERSIDADE E ACESSIBILIDADE EDUCACIONAL: DISCUTINDO POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS PARA OS ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

Autores

  • Renata Gomes Camargo
  • Tatiane Negrini
  • Soraia Napoleão Freitas

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3037

Palavras-chave:

Acessibilidade Educacional, Altas habilidades/Superdotação, Escola, Universidade, Projeto

Resumo

Pensar sobre acessibilidade educacional nas pesquisas acadêmicas constitui-se em uma necessidade tendo em vista a realidade da educação na atualidade e as investigações pouco exploradas, como é o caso da relação entre: altas habilidades/superdotação –AH/SD-, pesquisa na universidade e acessibilidade educacional. Este texto tem por objetivo discutir a interlocução da escola com a pesquisa universitária quanto à acessibilidade dos estudantes com AH/SD, procurando evidenciar algumas ações vinculadas a um projeto de pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria/RS. A discussão neste artigo pauta-se em uma perspectiva qualitativa, tendo por principais subsídios teóricos os estudos de Manzini (2005) e Freitas e Pérez (2010). Dentre as principais considerações, tem-se que: a corresponsabilidade entre escola e universidade, por meio das ações de projetos de pesquisa, contribui significativamente para a constituição da acessibilidade educacional dos estudantes com AH/SD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Gomes Camargo

Professora de Educação Especial do Estado do RS; Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de Santa Maria; Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria.

Tatiane Negrini

Professora de Educação Especial do Estado do RS; Professora substituta do Departamento de educação Especial na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM; Doutoranda Em Educação/UFSM; Mestre em Educação/UFSM; Especialista em Gestão Educacional/UFSM e Especialista em Educação especial: altas habilidades/superdotação/UFSM; Educadora especial/UFSM.

Soraia Napoleão Freitas

Professora Doutora do Departamento de Educação Especial/Universidade Federal de Santa Maria e do Programa de Pós-graduação em Educação; líder do Grupo de Pesquisa Educação Especial: Interação e Inclusão Social.

Downloads

Publicado

2013-12-18

Como Citar

Camargo, R. G., Negrini, T., & Freitas, S. N. (2013). ESCOLA, UNIVERSIDADE E ACESSIBILIDADE EDUCACIONAL: DISCUTINDO POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS PARA OS ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. Reflexão E Ação, 21(2), 177-198. https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3037