COMPLEXIDADE E UNIVERSIDADE

Autores

  • Edna Lemes Martins Pereira PUC-GOIÁS
  • Ana Celuta Fulgêncio Taveira
  • Eliézer Marques Faria

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3658

Palavras-chave:

Complexidade, Supercomplexidade, Educação, Universidade

Resumo

A globalização econômica atinge os diferentes países no globo terrestre, apresentando efeitos positivos principalmente relacionados com o acesso à comunicação, que favorece a troca de idéias, de informações, de produtos e a qualidade de vida. Entretanto, amplia inúmeros aspectos negativos como a marginalização, as dependências econômicas, políticas, culturais, científica, educacionais que acentuam as desigualdades sociais e os conflitos culturais e territoriais. Neste artigo faz-se um diálogo com autores (CUNHA 2009; BARNETT 2005; MORIN 1999; 2006; dentre outros), que entendem estas transformações na sociedade mundial como provenientes da contemporaneidade concebida como “era da complexidade” ou da “supercomplexidade”. Para entender e dar conta desta realidade, eles propõem um paradigma que seja capaz de superar a fragmentação e os reducionismos dos saberes e de relacionar as múltiplas abordagens e visões para atender à complexidade do real. Ainda neste trabalho apresentam-se propostas que os autores supracitados apontam para a educação e à universidade que se encontram neste emaranhado de transformações mundiais interligadas, dada à necessidade de constituir sujeitos para atuar em uma realidade complexa que exige profissionais críticos e autocríticos, capazes de pensar sobre sua própria capacidade de pensar, compreender e atuar neste contexto complexo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edna Lemes Martins Pereira, PUC-GOIÁS

Doutoranda em Educação pela PUC Goiás. Vinculação Institucional: UEG Universidade Estadual e Goiás – Unidade de Porangatu.

Ana Celuta Fulgêncio Taveira

Doutora em Educação pela PUC Goiás. Vinculação institucional: Faculdade de Montes Belos.

Eliézer Marques Faria

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica. Professor Efetivo do Instituto Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

2013-12-18

Como Citar

Pereira, E. L. M., Fulgêncio Taveira, A. C., & Marques Faria, E. (2013). COMPLEXIDADE E UNIVERSIDADE. Reflexão E Ação, 21(2), 06-24. https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3658