PROFESSORES E DIVERSIDADE NA SALA DE AULA: DESCONSTRUINDO PRECONCEITOS E POTENCIALIZANDO CIDADANIA

Autores

  • Juliana Mezomo Cantarelli
  • Maria Elly Genro

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.5243

Palavras-chave:

Professores, Diversidade, Preconceitos, Cidadania

Resumo

A educação se tornou pública e gratuita, porém essas conquistas geraram situações difíceis de serem trabalhadas, pois muitos professores não sabem como lidar com a diversidade agora presente na escola, visto que é muito difícil estar totalmente preparado para tal. Outros acreditam unicamente na meritocracia que faz com que se “vença” em razão do seu próprio esforço, vontade e dedicação. No entanto, cada vez mais alunos de diferentes níveis socioeconômicos e culturais se fazem presente no cotidiano escolar e aprender a trabalhar com essas questões se torna uma necessidade para todos os professores. Assim, é importante que o professor se abra para novas reflexões. Todavia, é indispensável que se tenha oportunidades para que essas reflexões aconteçam, pois, os professores também são fruto de sua própria cultura. Portanto, cabe à equipe diretiva e aos programas de governo a construção desses espaços onde os professores poderão ter a oportunidade de (des)construir e (re)aprender, buscando um novo caminho com mais igualdade, oportunidade e justiça para todos.

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Biografia do Autor

Juliana Mezomo Cantarelli

Mestra em Educação pela UFSM. Endereço: Rua Fábio João Andolhe, 1100 - Bairro Floresta - CEP 98590-000 - Santo Augusto - Rio Grande do Sul/RS - Brasil. Endereço eletrônico: juliana.cantarelli@iffarroupilha.edu.br

Maria Elly Genro

Doutora em Educação pela UFRGS. Docente e Pesquisadora da Faculdade de Educação (Faced) da UFRGS. Endereço: Av. Paulo Gama s/n, prédio 12.201, Porto Alegre, RS – CEP 90046900 - Brasil. Endereço eletrônico: mariaellyh8@gmail.com

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Publicado

2016-07-19

Como Citar

Cantarelli, J. M., & Genro, M. E. (2016). PROFESSORES E DIVERSIDADE NA SALA DE AULA: DESCONSTRUINDO PRECONCEITOS E POTENCIALIZANDO CIDADANIA. Reflexão E Ação, 24(2), 280-297. https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.5243

Edição

Seção

Artigos