IDENTIDADES DOCENTES, CHARGES E CRISE DO/NO MAGISTÉRIO: EFEITOS DE SENTIDOS

Autores

  • Dóris Maria Luzzardi Fiss
  • Joseane Spies

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v23i1.5637

Palavras-chave:

Identidades Docentes, Charges, Discurso

Resumo

São vários os modos de se dizer/fazer professor, o que faz pensar sobre: como as representações constituídas produzem efeitos na produção de sentidos sobre ser professor? Como elas podem nos influenciar? Sendo estas as questões de uma pesquisa qualitativa apoiada na Análise de Discurso francesa (Michel Pêcheux), pretendemos compreender os efeitos de sentidos manifestados em um gênero textual específico – a charge. Foram analisadas dez charges, procurando perceber sentidos associados aos professores com base em Stuart Hall, António Nóvoa, Maurice Tardif, Gilson Pereira, Cláudia Pereira Vianna, Marisa Vorraber Costa, Menga Lüdke e Eni P. Orlandi. O efeito de sentido de crise do/no magistério apareceu nas charges articulado à precarização salarial, feminização do magistério, relação diferente com os alunos e com certas instituições, remetendo a uma produção de sentidos em torno do docente que evidencia tanto um funcionamento discursivo parafrástico quanto polissêmico.

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Biografia do Autor

Dóris Maria Luzzardi Fiss

Graduada (Licenciatura Plena) em Letras Português/Inglês e respectivas Literaturas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991), Mestrado (1996-1998) e Doutorado (1999-2003) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Professora Adjunta IV no Departamento de Ensino e Currículo (Área: Didática) da Faculdade de Educação (FACED) e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Endereço: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação. Av Paulo Gama, Centro, 90110-160 - Porto Alegre, RS – Brasil. Telefone: (51) 33084157. Endereço Eletrônico: fiss.doris@gmail.com.

Joseane Spies

Licenciada em Pedagogia (UFRGS), Professora da EMEF Leocádia F. Prestes (Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre), Rua Jerônimo Coelho, n. 209/ap. 11 - Centro Histórico/ CEP 20010-241 – Porto Alegre (RS), joseane.spies@gmail.com.

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Publicado

2015-06-16

Como Citar

Maria Luzzardi Fiss, D., & Spies, J. (2015). IDENTIDADES DOCENTES, CHARGES E CRISE DO/NO MAGISTÉRIO: EFEITOS DE SENTIDOS. Reflexão E Ação, 23(1), 100-131. https://doi.org/10.17058/rea.v23i1.5637

Edição

Seção

Educação, Linguagem e Arte