EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TRABALHO E PRODUÇÃO DE SABERES

Autores

  • Naira Lisboa Franzoi
  • Maria Clarice Rodrigues de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v23i3.5742

Palavras-chave:

Educação Profissional, Trabalho-Educação, Saberes Do Trabalho, Ergologia, Dispositivo Dinâmico De 3 Polos

Resumo

O artigo apresenta o estudo de caso sobre uma pesquisa desenvolvida numa escola técnica pública por dois estudantes trabalhadores, provenientes de uma região da indústria fumageira, no interior do Rio Grande do Sul. O foco é a forma como se deu o diálogo entre os saberes escolares, ou “constituídos” e os saberes experiências dos alunos, ou “engajados”, à luz da Ergologia. Faz-se um ensaio teórico de ver nessa experiência um uso do Dispositivo Dinâmico de Três Polos, ferramenta metodológica por ela proposta. Os conceitos de atividade humana, trabalho, saberes e o Dispositivo Dinâmico de Três Polos (DD3P), na perspectiva da Ergologia, são a sustentação teórica do estudo. Ao visibilizar uma experiência bem sucedida em uma escola pública cujo público são jovens e adultos trabalhadores, e ao explorar as possibilidades de uso de uma ferramenta teórico metodológica que objetiva promover o diálogo entre os saberes acadêmicos e os saberes engajados na atividade de trabalho por aqueles que o executam, acreditamos estar contribuindo com a prática docente e com o campo teórico-metodológico, ainda em construção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Naira Lisboa Franzoi

Doutora em educação, professora associada 3 da Faculdade de Educação e do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Granade do Sul. Endereço: Rua Miguel Tostes, 225/501, CEP 90430-061. Brasil. Endereço Eletrônico: nairalisboafranzoi50@gmail.com.

Maria Clarice Rodrigues de Oliveira

Doutoranda em educação no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pedagoga e coordenadora geral de ensino no IFRS Câmpus Viamão. Endereço: Rua Coraci Prates da Veiga, 26, Brasil. CEP 94410-290. Endereço Eletrônico: clarice500@gmail,com.

Downloads

Publicado

2015-12-16

Como Citar

Franzoi, N. L., & Oliveira, M. C. R. de. (2015). EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TRABALHO E PRODUÇÃO DE SABERES. Reflexão E Ação, 23(3), 315-337. https://doi.org/10.17058/rea.v23i3.5742