LEITURA LENTA DA OBRA DE ARTE COMO PROPOSTA PARA EDUCAÇÃO ESTÉTICA: CONTRIBUIÇÕES DE MARX E VIGOTSKI

Autores

  • Priscila de Souza Chiste Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v23i1.5825

Palavras-chave:

Educação Estética, Arte, Vigotski, Marx

Resumo

O artigo sinaliza, por meio de pesquisa bibliográfica, uma proposta de Educação Estética em diálogo com estudos de Marx e Vigotski. Através das teorias marxianas, apresenta reflexões sobre Estética no contexto contemporâneo e, com Vigotski, busca compreender pressupostos da Educação Estética. Sugere um caminho, a partir das Artes Visuais, para se educar esteticamente diante do conceito de leitura lenta da obra de arte. Considera que uma das possibilidades para alcançar tal intento é proporcionar intensos, diversificados e contínuos encontros com obras de arte, mediar leituras de imagens que evidenciem tanto os aspectos poéticos e intertextuais quanto os formais dessas obras, ampliados pelo conhecimento do universo do artista e dos modos de legitimação e divulgação das obras e, por fim, propor assuntos relacionados com os interesses dos educandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila de Souza Chiste, Instituto Federal do Espírito Santo

Mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, atua como professora de dois programas de pós-graduação stricto sensu do Instituto Federal do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

2015-06-16

Como Citar

Chiste, P. de S. (2015). LEITURA LENTA DA OBRA DE ARTE COMO PROPOSTA PARA EDUCAÇÃO ESTÉTICA: CONTRIBUIÇÕES DE MARX E VIGOTSKI. Reflexão E Ação, 23(1), 276-302. https://doi.org/10.17058/rea.v23i1.5825

Edição

Seção

Artigos Temáticos