DISCIPLINA DE LIBRAS: O QUE AS PESQUISAS ACADÊMICAS DIZEM SOBRE A SUA INSERÇÃO NO ENSINO SUPERIOR?

Madalena Klein, Angela Nediane dos Santos

Resumo


O artigo analisa como a inserção da disciplina de Libras – Língua Brasileira de Sinais – no Ensino Superior vem sendo foco de pesquisas desde o Decreto Federal nº 5.626/2005. Realizamos a busca em diferentes sites de pesquisa, como o Scielo e o Google, encontrando dissertações e teses, bem como artigos disponibilizados em livros, revistas ou anais de eventos. Verificamos que essas produções analisam: a legislação enquanto política que obriga a inserção da disciplina no Ensino Superior; os currículos a partir de planos de ensino das disciplinas; as implicações da disciplina na formação de professores para atuarem com alunos surdos na inclusão; a formação do professor de Libras no Ensino Superior; os materiais didáticos para a disciplina de Libras. São efervescentes os discursos em torno da disciplina de Libras, produzindo significados sobre os surdos, sua língua e sua educação e efeitos nos próprios currículos da disciplina.

Palavras-chave


Disciplina de Libras; Ensino Superior; Pesquisas Acadêmicas

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DOI: http://dx.doi.org/10.17058/rea.v23i3.6147

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