Reflexão e Ação

Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Reflexão e Ação é B1 no Qualis-Educação/CAPES e A2 no Qualis-Ensino/CAPES. (Qualis 2013-2016).


Publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da UNISC, comprometida com a discussão das problemáticas contemporâneas da área educacional, compreendidas em sua historicidade e complexidade. Em sua função de divulgar a produção científica da área da educação e afins, que em seu conjunto constituem um processo de mediação entre a ação e a reflexão da práxis pedagógica, conta com a contribuição de educadores e pesquisadores ligados a instituições de expressão nacional e internacional.

Desde sua origem, em 1992, a linha editorial da revista tem sido expressão das mediações educativas do Departamento de Educação da UNISC, através do foco nos temas da formação de professores e educação popular. Na medida em que se ampliaram as ações de educação e pesquisa na universidade, com a criação do Programa de Pós-Graduação em Educação, expande-se o universo temático da revista Reflexão e Ação para contemplar as diferentes linhas de pesquisa do Mestrado.

Vinculada à área de ciências humanas e sociais, especificamente à educação, esse periódico visa contribuir para enfatizar o fato de que diante da magnitude dos desafios da área, pensar ainda é uma ação possível e, do mesmo modo, necessária. Disponibilizada em um portal de revistas eletrônicas de acesso livre, esta publicação propõe-se como um canal de visibilidade e reforço aos vínculos criadores e potencializadores de saberes entre as universidades e o conjunto da sociedade.

Atualmente, a revista Reflexão e Ação está indexada nas seguintes bases:
Diretórios
1. DOAJ - Directory of Open Access Journals - www.doaj.org
2. Diadorim - Diretório de políticas editoriais das revistas científicas brasileiras - diadorim.ibict.br
3. Crossref - search.crossref.org/
4. Edubase - http://portal.edubase.modalbox.com.br/
5. IRESIE - Índice de Revistas de Educación Superior e Investigatión Educativa - http://iisue/www/seccion/bd_iresie/
6. Latindex - www.latindex.org
7. Google Acadêmico - https://scholar.google.com.br
Base de Dados
1. Educ@ - http://educa.fcc.org.br/
2. Sumários.Org - www.sumarios.org
Catálogos
1. Portal.periodicos.Capes - www-periodicos-capes-gov-br
2. LivRe - www.cnen.gov.br
3. OEI - Organização de Estados Ibero-americanos - https://www.oei.es
4. CCN - Catálogo Coletivo Nacional - http://ccn.ibict.br/busca.jsf
5. BBE - Bibliografia Brasileira de Educação (INEP/MEC) - http://pergamum.inep.gov.br

Notícias

 

Chamada de artigos para dossiê: Ensino Médio e Educação Integral na América Latina

 
A revista Reflexão e Ação divulga essa chamada para selecionar artigos inéditos e resenhas para o dossiê temático Ensino Médio e Educação Integral na América Latina (v.29, n3, 2021).

A Educação Integral fundamenta-se em uma concepção de formação humana que integra diferentes dimensões – cognitiva, ética, política, afetiva, estética – e direitos. No Brasil e nos demais países latino americanos encontramos diferentes experiências e políticas ao longo da história que buscam uma Educação Integral. Na América Latina, políticas educacionais curriculares de ampliação da jornada escolar estão, invariavelmente, relacionadas às influências políticas, econômicas e internacionais onde diferentes atores concebem e incentivam a denominada educação de tempo integral como principal instrumento para investir em políticas de proteção social e de desenvolvimento econômico. No cenário contemporâneo, por exemplo, a defesa ou a implementação da ampliação da jornada escolar para o Ensino Médio público vem estabelecendo uma relação sinonímia entre Educação Integral e Educação de Tempo Integral, afetando o comprometimento, as concepções e a abrangência de uma Educação Integral na sua perspectiva original crítica e emancipatória.
 
Publicado: 2020-11-24 Mais...
 

Chamada de artigos para dossiê: “Paulo Freire e Educação Popular: cultura, metodologias, lugares e sujeitos”

 
A revista Reflexão e Ação divulga essa chamada para selecionar artigos inéditos e resenhas para o dossiê temático “Paulo Freire e Educação Popular: cultura, metodologias, lugares e sujeitos”. (v.29, n.2, 2021).

O dossiê tem como propósito reunir produções inéditas na forma de artigos e resenhas, inspirados nos eixos temáticos que balizam o IV Seminário Temático do GT 06 da ANPEd – Educação Popular. O Seminário ocorrerá na Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS, em setembro de 2020, mantendo a tradição desse GT de promover um encontro anual no período que antecede a próxima reunião da ANPEd nacional. Nessa oportunidade, os eixos do Seminário compreendem três dimensões fundamentais para a educação popular: cultura, metodologias, lugares e sujeitos.
 
Publicado: 2020-09-01 Mais...
 

Recebimento de artigos: fluxo contínuo.

 
A Revista Reflexão e Ação recebe artigos inéditos de autores/as, brasileiros/as e estrangeiros/as que tratem de educação, resultantes de pesquisas, estudos teóricos, reflexões sobre práticas e discussões polêmicas. A contribuição deve ser original e inédita, não tendo sido publicada ou estar em avaliação em outra revista ou anais de eventos.
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The journal Reflexão e Ação receives unpublished articles from Brazilian and foreign author(s), who deal with education, resulting from researches, theoretical studies, reflections on practices and polemic discussions. The contribution must be original and new, not being published or being under evaluation in another journal or annals of events.
 
Publicado: 2020-05-25 Mais...
 

Chamada de Artigos: Dossiê Temático: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: Memórias, fontes e práticas sociais

 
As pesquisas em história da educação têm apresentado significativos exemplos daquilo que alguns autores reconheceram, sobretudo nos últimos quinze anos, como uma diversificação de temas, fontes e métodos.  
Publicado: 2019-04-10 Mais...
 

Revista Reflexão e Ação conquista 1° lugar em edital

 
No primeiro semestres de 2013, a Revista Reflexão e ação foi contemplada com o Edital ANPEd – n º. 01/2013, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd.  
Publicado: 2013-08-29 Mais...
 
Outras notícias...

v. 29, n. 1 (2021)


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Janeiro-Abril