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Chamada de artigos para dossiê: Ensino Médio e Educação Integral na América Latina

2020-11-24
A revista Reflexão e Ação divulga essa chamada para selecionar artigos inéditos e resenhas para o dossiê temático Ensino Médio e Educação Integral na América Latina (v.29, n3, 2021). A Educação Integral fundamenta-se em uma concepção de formação humana que integra diferentes dimensões – cognitiva, ética, política, afetiva, estética – e direitos. No Brasil e nos demais países latino americanos encontramos diferentes experiências e políticas ao longo da história que buscam uma Educação Integral. Na América Latina, políticas educacionais curriculares de ampliação da jornada escolar estão, invariavelmente, relacionadas às influências políticas, econômicas e internacionais onde diferentes atores concebem e incentivam a denominada educação de tempo integral como principal instrumento para investir em políticas de proteção social e de desenvolvimento econômico. No cenário contemporâneo, por exemplo, a defesa ou a implementação da ampliação da jornada escolar para o Ensino Médio público vem estabelecendo uma relação sinonímia entre Educação Integral e Educação de Tempo Integral, afetando o comprometimento, as concepções e a abrangência de uma Educação Integral na sua perspectiva original crítica e emancipatória. Saiba mais sobre Chamada de artigos para dossiê: Ensino Médio e Educação Integral na América Latina

Edição Atual

v. 29 n. 3 (2021): Dossiê: Ensino Médio e Educação Integral: contradições, reflexões e possibilidades

Set./Dez.

Publicado: 2021-11-22

Dossiê temático: Ensino Médio e Educação Integral na América Latina

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Publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da UNISC, comprometida com a discussão das problemáticas contemporâneas da área educacional, compreendidas em sua historicidade e complexidade. Em sua função de divulgar a produção científica da área da educação e afins, que em seu conjunto constituem um processo de mediação entre a ação e a reflexão da práxis pedagógica, conta com a contribuição de educadores e pesquisadores ligados a instituições de expressão nacional e internacional.

Desde sua origem, em 1992, a linha editorial da revista tem sido expressão das mediações educativas do Departamento de Educação da UNISC, através do foco nos temas da formação de professores e educação popular. Na medida em que se ampliaram as ações de educação e pesquisa na universidade, com a criação do Programa de Pós-Graduação em Educação, expande-se o universo temático da revista Reflexão e Ação para contemplar as diferentes linhas de pesquisa do Mestrado.

Vinculada à área de ciências humanas e sociais, especificamente à educação, esse periódico visa contribuir para enfatizar o fato de que diante da magnitude dos desafios da área, pensar ainda é uma ação possível e, do mesmo modo, necessária. Disponibilizada em um portal de revistas eletrônicas de acesso livre, esta publicação propõe-se como um canal de visibilidade e reforço aos vínculos criadores e potencializadores de saberes entre as universidades e o conjunto da sociedade.

Diretórios Catálogos

Atualmente, a revista Reflexão e Ação está indexada nas seguintes bases:
1. DOAJ - Directory of Open Access Journals - www.doaj.org
2. Diadorim - Diretório de políticas editoriais das revistas científicas brasileiras - diadorim.ibict.br
3. Crossref - search.crossref.org/
4. Edubase - http://portal.edubase.modalbox.com.br/
5. IRESIE - Índice de Revistas de Educación Superior e Investigatión Educativa - http://iisue/www/seccion/bd_iresie/
6. Latindex - www.latindex.org
7. Google Acadêmico - https://scholar.google.com.br
Base de Dados
1. Educ@ - http://educa.fcc.org.br/
2. Sumários.Org - www.sumarios.org
1. Portal.periodicos.Capes - www-periodicos-capes-gov-br
2. LivRe - www.cnen.gov.br
3. OEI - Organização de Estados Ibero-americanos - https://www.oei.es
4. CCN - Catálogo Coletivo Nacional - http://ccn.ibict.br/busca.jsf
5. BBE - Bibliografia Brasileira de Educação (INEP/MEC) - http://pergamum.inep.gov.br