Reflexão e Ação

Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Reflexão e Ação é B1 no Qualis-Educação/CAPES e A2 no Qualis-Ensino/CAPES.


Publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da UNISC, comprometida com a discussão das problemáticas contemporâneas da área educacional, compreendidas em sua historicidade e complexidade. Em sua função de divulgar a produção científica da área da educação e afins, que em seu conjunto constituem um processo de mediação entre a ação e a reflexão da práxis pedagógica, conta com a contribuição de educadores e pesquisadores ligados a instituições de expressão nacional e internacional.

Desde sua origem, em 1992, a linha editorial da revista tem sido expressão das mediações educativas do Departamento de Educação da UNISC, através do foco nos temas da formação de professores e educação popular. Na medida em que se ampliaram as ações de educação e pesquisa na universidade, com a criação do Programa de Pós-Graduação em Educação, expande-se o universo temático da revista Reflexão e Ação para contemplar as diferentes linhas de pesquisa do Mestrado.

Vinculada à área de ciências humanas e sociais, especificamente à educação, esse periódico visa contribuir para enfatizar o fato de que diante da magnitude dos desafios da área, pensar ainda é uma ação possível e, do mesmo modo, necessária. Disponibilizada em um portal de revistas eletrônicas de acesso livre, esta publicação propõe-se como um canal de visibilidade e reforço aos vínculos criadores e potencializadores de saberes entre as universidades e o conjunto da sociedade.

Atualmente, a revista Reflexão e Ação está indexada nas seguintes bases:
Diretórios
1. DOAJ - www.doaj.org
2. Diadorim - diadorim.ibict.br
3. Crossref - search.crossref.org/
4. Edubase - http://portal.edubase.modalbox.com.br/
5. Índice de Revistas de Educación Superior e Investigatión Educativa - IRESIE - http://iisue/www/seccion/bd_iresie/
6. Latindex - www.latindex.org
7. Google Acadêmico - https://scholar.google.com.br
Base de Dados
1. Educ@ - http://educa.fcc.org.br/
2. Sumários.Org - www.sumarios.org
Catálogos
1. Portal .periodicos. Capes - www-periodicos-capes-gov-br
2. LivRe - www.cnen.gov.br
3. Organização de Estados Ibero-americanos - https://www.oei.es
4. Catálogo Coletivo Nacional - http://ccn.ibict.br/busca.jsf
5. Bibliografia Brasileira de Educação – INEP/MEC - http://pergamum.inep.gov.br

Notícias

 

Recebimento de artigos: fluxo contínuo.

 
A Revista Reflexão e Ação recebe artigos inéditos de autores/as, brasileiros/as e estrangeiros/as que tratem de educação, resultantes de pesquisas, estudos teóricos, reflexões sobre práticas e discussões polêmicas. A contribuição deve ser original e inédita, não tendo sido publicada ou estar em avaliação em outra revista ou anais de eventos.
----
The journal Reflexão e Ação receives unpublished articles from Brazilian and foreign author(s), who deal with education, resulting from researches, theoretical studies, reflections on practices and polemic discussions. The contribution must be original and new, not being published or being under evaluation in another journal or annals of events.
 
Publicado: 2020-05-25 Mais...
 

Chamada de artigos para dossiê: Deslocamentos na Educação Contemporânea

 
O campo educacional tem sido atravessado por potentes fragmentos de pensamento: áreas como a filosofia, a sociologia, a história, a antropologia, como também o cinema, a literatura, as artes, têm contribuído para que a marca da pluralidade atravesse, cada vez mais, a educação. Tal condição tem possibilitado que pensar o lugar específico da educação seja algo crescentemente mais plural.
Assim, ao indagarmos sobre os deslocamentos na educação contemporânea, queremos acentuar a produtiva movimentação do pensamento educacional, onde novas questões e problemas tem sido criados e/ou ressignificados, contribuindo para uma fecunda oxigenação do campo.
 
Publicado: 2019-07-16 Mais...
 

Chamada de Artigos: Dossiê Temático: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: Memórias, fontes e práticas sociais

 
As pesquisas em história da educação têm apresentado significativos exemplos daquilo que alguns autores reconheceram, sobretudo nos últimos quinze anos, como uma diversificação de temas, fontes e métodos.  
Publicado: 2019-04-10 Mais...
 

Revista Reflexão e Ação conquista 1° lugar em edital

 
No primeiro semestres de 2013, a Revista Reflexão e ação foi contemplada com o Edital ANPEd – n º. 01/2013, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd.  
Publicado: 2013-08-29 Mais...
 
Outras notícias...

v. 28, n. 2 (2020): Dossiê: Deslocamentos na Educação Contemporânea


Capa da revista
Maio-Agosto