CONCEPÇÕES SOBRE A HISTÓRIA DA CIÊNCIA APRESENTADAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS NO ESTADO DE GOIÁS

Autores

  • Jenyffer Soares Estival Murça
  • Nathália Vieira Silva
  • Brucce Sanderson Prado Freitas
  • Simone Sendin Moreira Guimarães
  • Andrea Ines Goldschmidt

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.5681

Palavras-chave:

História da Ciência, Livro Didático, Formação de Professores, Ensino de Ciências

Resumo

A abordagem da História da Ciência (HC) no ensino de ciências e nos Livros Didáticos (LD) vem ganhando espaço nas discussões que envolvem formação de professores, podendo ser um dos caminhos para combater concepções ingênuas sobre a Natureza da Ciência (NdC). O presente trabalho buscou identificar e analisar a presença da HC na coleção de livro didático de Ciências destinados aos anos iniciais do ensino fundamental (1o a 5o ano), de maior aquisição para as escolas públicas estaduais do estado de Goiás. A coleção de LDs usada foi a coleção aprovada no PNLD 2013-2015, Coleção Porta Aberta (2011). Foram analisados a inserção da HC, mediante o uso de categorização para elementos de HC. A análise revelou oito temáticas inseridas na coleção (Corpo Humano; Energia; Evolução; Interação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Universo), onde foram possíveis identificar apenas 17 inserções de HC, de modo superficial e relacionadas a produção do conhecimento. Assim, conclui-se que a inserção da HC nos anos iniciais ainda se dá de forma muito modesta, devendo ser repensada e discutida nos cursos de formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jenyffer Soares Estival Murça

Acadêmica do curso de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás, Instituto de Ciências Biológicas, Campus II – Samambaia. Endereço: Caixa postal: 131 Goiânia - GO, Brasil - CEP: 74001-970. Endereço eletrônico: jenyfferstival@gmail.com

Nathália Vieira Silva

Acadêmica do curso de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás, Instituto de Ciências Biológicas, Campus II – Samambaia. Endereço: Caixa postal: 131, Goiânia - GO, Brasil - CEP: 74001-970. Endereço eletrônico: nathalia_184@hotmail.com

Brucce Sanderson Prado Freitas

Mestrando no Programa de Pós Graduação Interunidades – Instituto de Física, Universidade de São Paulo – Cidade Universitária – SP. Caixa postal: 131 Goiânia - GO, Brasil - CEP: 74001-970. Endereço eletrônico: bruccesanderson@gmail.com

Simone Sendin Moreira Guimarães

Doutora em Educação Escolar, Professora Adjunto II, Universidade Federal de Goiás, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Educação em Ciências, Campus II – Samambaia. Endereço: Caixa postal: 131, Goiânia - GO, Brasil - CEP: 74001-970. Endereço eletrônico: sisendin@gmail.com

Andrea Ines Goldschmidt

Doutora em Educação em Ciências, Professora Adjunto I, Universidade Federal de Goiás, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Educação em Ciências, Campus II – Samambaia. Endereço: Caixa postal: 131, Goiânia - GO, Brasil - CEP: 74001-970. Endereço eletrônico: andreainesgold@gmail.com

Downloads

Publicado

2016-07-19

Como Citar

Murça, J. S. E., Silva, N. V., Freitas, B. S. P., Guimarães, S. S. M., & Goldschmidt, A. I. (2016). CONCEPÇÕES SOBRE A HISTÓRIA DA CIÊNCIA APRESENTADAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS NO ESTADO DE GOIÁS. Reflexão E Ação, 24(2), 156-176. https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.5681

Edição

Seção

Artigos