O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO FORMADOR DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CENTRO DE FORMAÇÃO DE MATO GROSSO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.7545

Palavras-chave:

Formação Continuada, Formação de Formador, Desenvolvimento Profissional

Resumo

O texto apresenta dados de uma pesquisa que investigou o desenvolvimento profissional de Professores Formadores que atuam no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro) de Mato Grosso, responsáveis pela implementação da formação continuada nas escolas. Os procedimentos metodológicos incluiram um survey com todos os professores formadores (PF), grupo focal com cinco PFs, e observação sistemática da atuação de um PF. O referencial teórico se baseou nos estudos de autores como Carlos Marcelo (1992; 1996; 1999; 2009), Jacky Beillerot (1996) e Marguerite Altet (2003). A análise se centrou na relação entre o Professor Formador e as suas funções, tanto as prescritas pela Política de Formação, quanto as determinadas pelas necessidades formativas dos professores na escola, por entender que essa relação orienta o desenvolvimento da profissionalidade desse novo ator educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARLI ELIZA DALMAZO AFONSO DE ANDRE

Professora Formadora de Língua Portuguesa, doutora em Educação: Psicologia da Educação (PUC-SP), Professora formadora do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro) de Rondonópolis-MT. Endereço: Rua Antônio A. Ribeiro, 169, Rondonópolis-MT, Brasil.

Sívia Matsuoka

Ph.D em educação, professora da PUC SP, coordenadora do Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores da PUC SP. Rua Paso da Pátria, 1407, ap 61, BL 01, CEP 05085-000, São Paulo, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-12-07

Como Citar

ANDRE, M. E. D. A. D., & Matsuoka, S. (2016). O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO FORMADOR DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CENTRO DE FORMAÇÃO DE MATO GROSSO. Reflexão E Ação, 24(3), 70-84. https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.7545

Edição

Seção

Pesquisas sobre a formação de professores