HISTÓRIA DA ÁFRICA E DOS AFRICANOS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: MITO OU REALIDADE?

Autores

  • Raquel Amorim dos Santos
  • Wilma de Nazaré Baía Coelho

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v0i0.1472

Palavras-chave:

Representações Sociais de Professores, Relações Raciais, Currículo Escolar, Ensino Fundamental

Resumo

Este estudo tem como temática as Representações Sociais e Relações Raciais. Analisa as representações sociais de professores acerca das relações raciais no currículo escolar do Ensino Fundamental. Esta pesquisa fundamentou-se no referencial teórico-metodológico em Moscovici (1978) e Jodelet (2001), Gomes (1995, 2006), Coelho (2009) e Gomes e Silva (2006), para a análise das representações sociais, com os primeiros e, com os demais, sobre formação e relações raciais. O estudo é uma pesquisa do tipo descritiva. Utilizamos como instrumento de coleta de dados: documentos oficiais, questionário e grupo focal. Inferimos que o preconceito racial apresenta-se de forma tácita, na sociedade brasileira, o que contribui para a disseminação e ratificação do racismo e discriminação em vários setores sociais, entre os quais a escola. Concluímos que a formação de professores inicial e continuada representa um momento crucial para a formulação de uma Pedagogia que trabalhe com a diversidade cultural. A ausência dessa formação pode inviabilizar a subversão de práticas discriminatórias e estereotipias cristalizadas, em relação ao negro na escola e em seus instrumentos didático-pedagógicos.

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Biografia do Autor

Raquel Amorim dos Santos

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade da Amazônia – UNAMA. Especialização em Currículo e Avaliação na Educação Básica pela Universidade do Estado do Pará – UEPA. Mestre em Educação – Linha de Currículo e Formação de Professores pelo Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará - UFPA. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais - GERA/ICED/UFPA, sob a Coordenação da Profª Drª Wilma de Nazaré Baía Coelho. Atualmente, doutoranda da Linha de Currículo e Formação de Professores – ICED/UFPA.

Wilma de Nazaré Baía Coelho

Pedagoga. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal do Pará e Titular IV da Universidade da Amazônia – UNAMA. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores e Relações Etnico-Raciais – GERA/UFPA e GEPRE/UNAMA. Coordena a Linha de Currículo e Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA

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Publicado

2013-04-26

Como Citar

Santos, R. A. dos, & Baía Coelho, W. de N. (2013). HISTÓRIA DA ÁFRICA E DOS AFRICANOS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: MITO OU REALIDADE?. Reflexão E Ação, 123-148. https://doi.org/10.17058/rea.v0i0.1472