INTERAÇÕES VIRTUAIS ENTRE TUTORES E ESTUDANTES NO MOODLE: PROCESSOS EDUCATIVOS EM CONTEXTO DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Luana Zanotto
  • Aline Sommerhalder
  • Maria Elisa Nicolielo
  • Andressa de Oliveira Martins

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v25i1.7850

Palavras-chave:

Processos educativos, Tutoria Virtual, Prática Social no trabalho Docente em EaD, Estágio Supervisionado em Educação Infantil

Resumo

O artigo tem como objetivo identificar processos educativos desencadeados pela troca de e-mails internos no Moodle, entre tutoras virtuais e estudantes na disciplina de ‘Estágio Supervisionado em Educação Infantil’, em um curso de Pedagogia a distância. Aproximar-se desta ferramenta de interação virtual, delega destaque à tecnologia como mediação de processos de ensino e aprendizagem que podem ser lidos a partir da compreensão de práticas sociais. Compreende-se que as interações virtuais revelaram uma relação pedagógica de qualidade, promotoras do acesso legítimo aos conhecimentos científicos no campo da docência na educação infantil. As relações humanas efetivadas colaboraram à construção de vínculos afetivos entre estudantes e tutoras, de modo que a identificação dos processos educativos puderam constituir conhecimentos compartilhados, que transcenderam dúvidas de ordem técnica da disciplina e estimularam a análise crítica da realidade encontrada em estágio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Zanotto

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Endereço: Rodovia Washington Luís, s/n, Jardim Guanabara, São Carlos/SP – Brasil. CEP: 13565-905. E-mail: luanazanotto@yahoo.com.br

Aline Sommerhalder

Docente do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE/UFSCar). Docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas/UFSCar. Doutora em Educação Escolar e Pedagoga. Endereço: Rodovia Washington Luís, s/n, Jardim Guanabara, São Carlos/SP – Brasil. CEP: 13565-905. E-mail: sommeraline@hotmail.com

Maria Elisa Nicolielo

Mestre em Educação. Pedagoga na rede municipal de ensino na cidade de Pederneiras-SP. Endereço: Rua Prudente de Moraes n. 294, Centro, Pederneiras/SP - Brasil. CEP: 17280-000. E-mail: linicolielo@hotmail.com

Andressa de Oliveira Martins

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. Endereço: Rodovia Washington Luís, s/n, Jardim Guanabara, São Carlos/SP – Brasil. CEP: 13565-905. E-mail: martinsandressa27@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2017-01-02

Como Citar

Zanotto, L., Sommerhalder, A., Nicolielo, M. E., & Martins, A. de O. (2017). INTERAÇÕES VIRTUAIS ENTRE TUTORES E ESTUDANTES NO MOODLE: PROCESSOS EDUCATIVOS EM CONTEXTO DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Reflexão E Ação, 25(1), 218-237. https://doi.org/10.17058/rea.v25i1.7850

Edição

Seção

Artigos