Dossiê temático “Telas demais? Leitura, escrita, educação e comunicação em tempos de tecnologias digitais”

2021-10-19

Em alguns de seus livros, Gunther Kress, um dos sociossemioticistas mais conhecidos no Brasil, afirmou que lidamos com um horizonte comunicacional de telas e textos, cada vez mais fértil em imagens e movimentos, de forma que seria pertinente descentrar a educação do texto escrito, dando também atenção a outras linguagens que, afinal, estão presentes na composição dos textos multimodais. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento em vigor no país, se assenta sobre noções emprestadas à abordagem multimodal dos textos, mencionando também as tecnologias digitais da informação e da comunicação como objetivo do processo educativo em linguagens, e mais: como elemento relacionado à leitura e à produção de textos diversos. Neste dossiê, teremos prazer em receber trabalhos derivados de pesquisa e reflexão científica que tratem das relações entre educação, tecnologias e multimodalidade; do ensino e da aprendizagem de línguas à luz de uma abordagem multimidiática e multimodal; de experiências documentadas que relatem práticas multiletradas na escola ou em outras agências de letramentos, seja no ensino presencial, híbrido e/ou durante o ensino remoto emergencial. 

O Call for Paper da Revista Rizoma está aberto para a próxima edição, com a temática descrita acima. em um Dossiê coordenado pelas professoras convidadas Ana Elisa Ribeiro, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), e Carla Coscarelli, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os textos podem ser enviados tanto para dossiê quanto para a Sessão Livre até o dia 10/3/2022. A revista Rizoma é uma publicação do Departamento de Gestão de Negócios e Comunicação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em parceria com o Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Letras (PPGL) da Unisc. O periódico tem Qualis B2/Capes e seu foco de publicação são artigos científicos, entrevistas, ensaios, resenhas e outros textos acadêmicos.
Visite a Rizoma e cadastre-se em https://online.unisc.br/seer/index.php/rizoma/about

Prazo para a submissão: 18 de outubro de 2021 a 10 de março de 2022.

Orgaznizadoras:

Ana Elisa Ribeiro, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Carla Coscarelli, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)