A chancela jornalística do visível: o caso do desfile de 7 de setembro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v7i2.12414

Palavras-chave:

midiatização1, circulação2, Imagem3.

Resumo

O objeto deste artigo é o desfile do 7 de setembro como algo que irrompe na sociedade em termos imagéticos, pondo sentidos em circulação. Questiona-se, porém, que sentidos são esses? E por que algumas imagens fotojornalísticas deste evento tradicional acabam marcadas no imaginário? Em busca de tais respostas se recorre a analogias entre uma fotografia de flagrante delito (LANDOWSKI,2004) de 2008, no governo Lula e imagens do desfile de 2015, desta vez no governo Dilma, que tiveram ampla circularidade.

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Biografia do Autor

Ana Paula Rosa, UNISINOS

Jornalista, doutora em Ciências da Comunicação pela Unisinos e mestre em COmunicação e Linguagens pela UTP. Atualmente é docente e pesquisadora no PPG em Ciências da Comunicação Unisinos.

Elisabeth Webber, UNISINOS - Bolsista CNPQ Ensino Médio

Estudante de Ensino Médio

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Publicado

2020-02-13

Como Citar

Rosa, A. P., & Webber, E. (2020). A chancela jornalística do visível: o caso do desfile de 7 de setembro. Rizoma, 7(2), 85-102. https://doi.org/10.17058/rzm.v7i2.12414

Edição

Seção

Artigos