Juventude e interações com as notícias nas redes: um estudo a partir da realização de grupos focais

Autores

  • Larissa de Morais Ribeiro Mendes Universidade Federal Fluminense
  • Maria Cristina Guimarães Rosa do Amaral Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v7i2.12508

Palavras-chave:

juventude, consumo midiático, jornalismo, mídia e cotidiano

Resumo

O artigo se propõe a discutir aspectos relativos à interação cotidiana do público jovem com o noticiário jornalístico, nas redes sociais, no atual cenário de ascensão dessas redes como plataforma de consumo midiático. Os dados foram coletados em grupos focais com jovens estudantes de Jornalismo da Universidade Federal Fluminense (UFF). Nos debates, chamaram a atenção informações sobre como as interações estão incorporadas de modo intrínseco às experiências de consumo de notícias. Os jovens gostam especialmente de curtir e compartilhar notícias, mas se mostraram cuidadosos quando se trata de assumir publicamente opiniões políticas, perante os integrantes de suas redes. Propomos que isso se dá porque esses jovens estudantes demandam uma moratória cultural, tempo necessário para conseguirem acessar, processar e compreender os fatos (políticos, econômicos e sociais) que os cercam, antes de assumirem opiniões mais assertivas perante suas redes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa de Morais Ribeiro Mendes, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Comunicação Social pela UFF e mestre em Comunicação Social pela PUC. É professora e coordenadora do curso de Jornalismo da UFF e professora do programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade.

Maria Cristina Guimarães Rosa do Amaral, Universidade Federal Fluminense

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC) da UFF e jornalista

Downloads

Publicado

2020-02-13

Como Citar

Mendes, L. de M. R., & do Amaral, M. C. G. R. (2020). Juventude e interações com as notícias nas redes: um estudo a partir da realização de grupos focais. Rizoma, 7(2), 103-123. https://doi.org/10.17058/rzm.v7i2.12508

Edição

Seção

Artigos