Circulação discursiva: desafios metodológicos para compreender as interações entre jornais e leitores

Autores

  • Viviane Borelli Universidade Federal de Santa Maria
  • Marlon Santa Maria Dias Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v6i2.12602

Palavras-chave:

circulação, metodologia, leitores, jornais

Resumo

Reflete-se sobre os desafios metodológicos enfrentados no desenvolvimento de pesquisa sobre os processos interacionais entre jornais do Rio Grande do Sul (Brasil) e seus leitores em ambientes digitais diante da emergência da circulação. Descreve-se o percurso e reflete-se sobre avanços e limitações desse tipo de pesquisa qualitativa. Compreende-se que o principal desafio é dar conta da produção discursiva que perpassa as complexas relações entre mídia e leitores dispersos nos ambientes digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Borelli, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), RS. Doutora em Ciências da Comunicação pela Unisinos.

Marlon Santa Maria Dias, Unisinos

Doutorando em Ciências da Comunicação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com bolsa CAPES/PROEX. Mestre em Comunicação e Bacharel em Comunicação Social- Jornalismo, pela Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2018-07-07

Como Citar

Borelli, V., & Dias, M. S. M. (2018). Circulação discursiva: desafios metodológicos para compreender as interações entre jornais e leitores. Rizoma, 6(2), 95-109. https://doi.org/10.17058/rzm.v6i2.12602

Edição

Seção

Dossiê: MIDIATIZAÇÃO E CIRCULAÇÃO