Para a prática do jornalismo ambiental

Autores

  • Noêmia Félix da Silva Pontificia Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v7i2.12779

Palavras-chave:

Jornalismo ambiental, DCNs Jornalismo, problemas socioambientais, crise ambiental.

Resumo

Resenha do livro Jornalismo Ambiental: teoria e prática, organizado pelos pesquisadores Ilza Maria Tourinho Girardi, Cláudia Herte de Moraes, Eloisa Beling Loose e Roberto Villar Belmonte. Este livro é o resultado do trabalho, de anos de pesquisas e debates em congressos, sobre o tema do Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, contribuindo para o ensino e a prática do jornalismo ambiental com um material didático acessível digitalmente. O livro é uma contribuição às proposições das Novas Diretrizes Curriculares de Jornalismo que estabeleceram, entre as competências do jornalista em formação, a compreensão e valorização das conquistas históricas da cidadania, ainda em risco, como o desenvolvimento sustentável. Os organizadores reuniram em 11 capítulos diversos pontos de vistas sobre teorias e práticas do jornalismo ambiental com o objetivo de mostrar a centralidade das problemáticas socioambientais no mundo moderno e o papel do jornalista neste contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Noêmia Félix da Silva, Pontificia Universidade Católica de Goiás

Doutoranda em comunicação pela Universidade de Brasilia (2012) com pesquisa na área de jornalismo e meio ambiente e sobre as questões socioambientais. Mestre em comunicação e Politica pela UnB (2005). Especialista em História pela UFG (2002) e graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (1998). Atualmente é professora em Tempo Integral da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação e Política,jornalismo cientifico e ambiental, imagem pública e espaço público, cidadania. Parecerista do Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental e da Sociedade Brasileira de Pesquisadores de Jornalismo.

Downloads

Publicado

2020-02-13

Como Citar

Silva, N. F. da. (2020). Para a prática do jornalismo ambiental. Rizoma, 7(2), 142-147. https://doi.org/10.17058/rzm.v7i2.12779

Edição

Seção

Resenha