A apresentação de uma tragédia: uma reflexão sobre os efeitos de sentido observados na postura dos apresentadores do Jornal Nacional durante a cobertura do acidente da Chapecoense

Autores

  • Michele Negrini
  • Roberta Roos

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v6i1.9417

Resumo

A tragédia, ocorrida com o time brasileiro da Associação Chapecoense de Futebol, chocou o mundo. A queda do avião que matou 71 pessoas foi noticiada pelos telejornais brasileiros desde as primeiras horas do dia. Diante de acontecimento tão significativo, buscamos neste artigo explorar a notícia através da observação dos efeitos de sentido encontrados no discurso emitido pelos apresentadores do Jornal Nacional. Baseando-se, para isso, na Análise de Discurso (AD) de linha francesa. Será levado em consideração elementos como: ideologia, memórias e silêncios presentes nos discursos pronunciados e interpretados por estes sujeitos, durante a cobertura da tragédia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Negrini

Jornalista. Mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS. Doutora em Comunicação pela PUCRS. Pós-doutoranda na UFBA, no programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Professora da Universidade Federal de Pelotas. Integrante do núcleo de pesquisadores do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Telejornalismo (GIPTele). E integrante do Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC).

Roberta Roos

Jornalista. Mestre em Educação pela UPF. Doutoranda em Comunicação na UFSM. Professora da Universidade Federal do Pampa - Campus São Borja. Integrante do núcleo de pesquisadores do Grupo Interinstitucional de Pesquisaem Telejornalismo (GIPTele).

Downloads

Publicado

2018-01-03

Como Citar

Negrini, M., & Roos, R. (2018). A apresentação de uma tragédia: uma reflexão sobre os efeitos de sentido observados na postura dos apresentadores do Jornal Nacional durante a cobertura do acidente da Chapecoense. Rizoma, 6(1), 45-58. https://doi.org/10.17058/rzm.v6i1.9417

Edição

Seção

Artigos