A novela “Lado a Lado” e as narrativas negras sobre o passado, o presente e o futuro do Brasil

Autores

  • Ana Carolina Siani Universidade Federal de São Carlos
  • Rosangela Ferreira de Carvalho Borges

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v6i1.9786

Palavras-chave:

Telenovela, Mídia e comunicação de massa, Discurso, Racismo e Desigualdade Racial.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender as potenciais relações entre a telenovela “Lado a Lado” (Rede Globo, 2012) e o ano de 2012, tendo em vista a responsividade da telenovela como enunciado e considerando-a como uma obra de arte que se emprenha de sentidos em sua relação com a dimensão extra-verbal mais ampla (VOLOCHÍNOV [BAKHTIN], 2009; BAKHTIN, 2011; VOLOCHÍNOV, 2013). Assim, em se tratando de uma telenovela de época, ambientada, na maior parte da narrativa em 1910, compreendemos em que medida a trama estabelece pontes com discursos em circulação na sociedade brasileira de 2012; e, sobretudo, ao tratar o racismo e as desigualdades raciais, produz dizeres tanto sobre os prejuízos históricos atuais da população negra brasileira, como também refere-se a uma ordem social futura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Siani, Universidade Federal de São Carlos

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos (PPGL/UFSCar), no qual desenvolveu pesquisa dentro da ênfase de Linguagem e Discurso, trabalhando com os estudos do Círculo de Mikhail Bakhtin e alguns teóricos dos Estudos Culturais em comunicação, estudando temas como relações raciais e mídia; compondo o grupo de pesquisa GEGe (Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso).

Rosangela Ferreira de Carvalho Borges

Pós-doutora em Linguística pela UFSCar; pós-doutora em Jornalismo e Editoração pela Universidade de Coimbra, Doutora em Antropologia das Culturas Afro-Brasileiras pela PUC/SP e Universidade de Coimbra.

Downloads

Publicado

2018-01-03

Como Citar

Siani, A. C., & Borges, R. F. de C. (2018). A novela “Lado a Lado” e as narrativas negras sobre o passado, o presente e o futuro do Brasil. Rizoma, 6(1), 113-125. https://doi.org/10.17058/rzm.v6i1.9786

Edição

Seção

Artigos