Design de espaços urbanos em mundos virtuais. Uma análise estético-espacial e semântico-funcional à comunicação publicitária inserida na paisagem (urbana) de cibercidades, metaversos e videogames

Autores

  • Eduardo Zilles Borba Universidade de São Paulo (USP)
  • Marcelo Zuffo Universidade de São Paulo (USP)
  • Francisco Mesquita Universidade Fernando Pessoa (UFP)
  • Luís Pinto Faria Universidade Fernando Pessoa (UFP)

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v3i1.6828

Palavras-chave:

cibercultura, mundos virtuais, design, publicidade

Resumo

O artigo aborda questões estéticas e funcionais das representações de espaços urbanos em mundos virtuais. Além de estudar a experiência do indivíduo com cenários eletrônicos, é lançado um olhar crítico às inserções publicitárias na sua paisagem (urbana): Second Life (metaverso), GiraBologna (cibercidade) e Tomb Raider (videogame). A investigação é guiada por observações exploratórias e análises qualitativas, nos quais são identificados elementos da composição espacial e da interação do usuário que influenciam a experiência com anúncios publicitários em mundos virtuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Zilles Borba, Universidade de São Paulo (USP)

Pós-Doutorando em Engenharia Eletrônica na Universidade de São Paulo (USP); Doutor em Ciências da Informação (Comunicação Publicitária) pela Universidade Fernando Pessoa (Porto); Professor-assistente na Escola Politécnica da USP (EP-USP) e pesquisador no Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas (CITI-USP) com apoio do programa Atração de Jovens Talentos CNPq-Brasil; Professor-convidado do Mestrado em Indústria Criativa da Universidade Feevale; Pesquisador do Ceclico-UFP (Porto) e do Clepul-UL (Lisboa).

Marcelo Zuffo, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP). Professor-titular na Escola Politécnica da USP (EP-USP) e coordenador do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas (CITI-USP).

Francisco Mesquita, Universidade Fernando Pessoa (UFP)

Doutor em Engenharia Têxtil pela Universidade do Minho (Braga). Professor-auxiliar na Universidade Fernando Pessoa (UFP), onde coordena a Agência de Comunicação Experimental.

Luís Pinto Faria, Universidade Fernando Pessoa (UFP)

Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Lusíada (Lisboa). Professor-associado na Universidade Fernando Pessoa (UFP), onde coordena o Mestrado em Arquitetura.

Downloads

Publicado

2016-08-05

Como Citar

Zilles Borba, E., Zuffo, M., Mesquita, F., & Faria, L. P. (2016). Design de espaços urbanos em mundos virtuais. Uma análise estético-espacial e semântico-funcional à comunicação publicitária inserida na paisagem (urbana) de cibercidades, metaversos e videogames. Rizoma, 4(1), 124-137. https://doi.org/10.17058/rzm.v3i1.6828

Edição

Seção

Artigos