Metáfora na ciência: entre cognição e discurso
Com o advento da Teoria da Metáfora Conceptual, o papel da metáfora na linguagem e na cognição e o caráter linguístico, não linguístico e imaginativo da significação têm atraído a atenção de pesquisadores de diversas áreas dos Estudos da Linguagem. Tal teoria, ao adotar a visão de que a metáfora, em uma perspectiva cognitiva, estrutura tanto o pensamento, quanto a linguagem - no nível do sistema e do uso - oferece maquinário analítico para o estudo de conceitos abstratos, como o de CIÊNCIA, a partir de suas instanciações linguísticas e, de modo mais geral, multimodais. O presente dossiê, que tem como tema central a relação metáfora e ciência, reunirá contribuições voltadas para tópicos que tratem, sobretudo, das representações cognitivas metafóricas de CIÊNCIA, do uso e do funcionamento da metáfora em discursos científicos e/ou em discursos e contra-discursos que abordem o papel da ciência no conhecimento e nas ações humanas.
Organizadores:
Profa. Dra. Solange Coelho Vereza – Universidade Federal Fluminense – Brasil
Prof. Dr. Francisco J. Ruiz de Mendoza Ibáñez – Universidad de la Rioja – Espanha
Profa. Dra. Fernanda Carneiro Cavalcanti – Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Brasil
Cronograma:
Submissão: 01/setembro/2022
Aceites: dezembro/2022
Publicação: janeiro/2023