v. 48, n. 93, 2023 - Educação bilíngue de surdos
Chamada de artigos
O debate acadêmico a respeito da educação bilíngue da criança surda e do jovem surdo continua. Quer os países tenham implementado políticas e/ou programas bilíngues, oficiais ou não, ainda há necessidade de informar o campo e a prática escolar de como as línguas de sinais são tratadas como primeiras (L1) e/ou segundas línguas (L2). Nos países membros da UE, nos EUA e na Austrália (como alguns exemplos a serem mencionados), há uma discussão atual sobre a implementação do multilinguismo e multiculturalismo. Nesse contexto, este volume quer reunir trabalhos que abordem o ensino e a aprendizagem de línguas de sinais nos diversos sistemas educacionais nacional e internacionalmente, com ênfase nos anos iniciais, quando as crianças surdas ingressam em escolas regulares e/ou bilíngues para surdos. Quais são as políticas e os programas envolvidos? Como a metodologia atual está informando a pedagogia da língua de sinais? Qual a relação entre o percurso de reabilitação escolhido pela família da criança e a oferta educativa oferecida pelas escolas públicas e privadas? Existem bons exemplos de prática docente? Quais são os desafios e os problemas que os educadores encontram durante o processo de implementação e como esses desafios e problemas são superados? Estas são algumas das questões que este número quer abordar, convidando pesquisas e práticas atuais no campo.
Organizadores:
Profa. Dra. Maria Mertzani, Universidade de Santa Cruz do Sul / FAPERGS, RS - Brazil.
Profa. Dra. Maria Tagarelli De Monte, Università degli Studi Internazionali di Roma, Italy.
Profa. Dra. Sueli de Fátima Fernandes, Universidade Federal do Paraná, PR - Brazil.
Cronograma:
Submissão: 30 junho 2023
Aceites: agosto 2023
Lançamento: setembro 2023