Quanto custa ler um e-book? Reflexões sobre o acesso à leitura na era da hipermodernidade

Autores

  • João Cláudio Arendt Universidade de Caxias do Sul
  • Fabiana Kaodoinski Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v43i76.10673

Palavras-chave:

Leitor. Leitura. Acesso ao livro. Cibercultura.

Resumo

Ao longo da história da escrita, ocorreram inovações na textualidade, a qual abarca, hoje, múltiplas linguagens e mídias. Diante da diversidade de produções discursivas materializadas, sejam impressas ou virtuais, pretendemos avaliar o comportamento do leitor que emerge em um contexto marcado pela hipermodernidade, conforme conceito de Lipovetsky (2005), e pelas relações líquidas, segundo definição de Bauman (2009). Além disso, levando em conta as possibilidades de acesso dos leitores à internet, objetivamos questionar as condições atuais para a promoção da leitura, bem como problematizar a capacidade de os novos suportes gerarem impactos positivos sobre o ato de ler. A partir da pesquisa bibliográfica, percebemos que o leitor atual é mais participativo, recriando textos lidos e tecendo comentários sobre eles. Porém, com o excesso de informações disponíveis na rede, ele pode ter dificuldades de selecionar leituras ou de aprofundá-las. Notamos, também, com base na análise de pesquisas de diferentes institutos, que a democratização dos livros e da leitura por meio das novas tecnologias ainda não se efetivou.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Cláudio Arendt, Universidade de Caxias do Sul

Professor no Programa de Mestrado em Letras e Cultura e no Programa de Doutorado em Letras da Universidade de Caxias do Sul. Editor-chefe da revista eletrônica Antares: Letras e Humanidades. Doutorado em Linguística e Letras (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). Pós-Doutorado (Freie Universität Berlin, FUB, Alemanha).

Fabiana Kaodoinski, Universidade de Caxias do Sul

Professora na Universidade de Caxias do Sul Doutoranda em Letras - Universidade de Caxias do Sul Mestra em Educação - Universidade de Caxias do Sul Especialista em Leitura e Produção Textual - Universidade de Caxias do Sul Especialista em Espaços e Possibilidades para a Educação Continuada - Instituto Federal RS

Downloads

Publicado

2018-01-27

Como Citar

Arendt, J. C., & Kaodoinski, F. (2018). Quanto custa ler um e-book? Reflexões sobre o acesso à leitura na era da hipermodernidade. Signo, 43(76), 24-32. https://doi.org/10.17058/signo.v43i76.10673

Edição

Seção

Edição, textualidades e produção textual