Das (im) possibilidades de avaliar a leitura literária na escola: um estudo de caso

Autores

  • Raquel e Souza Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v43i78.11985

Palavras-chave:

Recepção. Leitura subjetiva. Anos finais do ensino fundamental.

Resumo

O trabalho com o texto literário nos anos finais do ensino fundamental ainda carece de fundamentação teórico-metodológica clara – inclusive nos documentos oficiais – para balizar uma prática docente efetivamente produtiva no que tange à formação de leitores. Emparedado entre duas lógicas distintas de abordagem do texto literário, o EFII parece ficar à deriva entre a perspectiva da leitura como participação, segundo a qual a promoção da leitura se sobreleva ao texto, e a leitura como distanciamento, cuja ênfase formalista não raro rechaça a subjetividade leitora. Este trabalho pretende, então, a partir de um estudo de caso, apresentar uma alternativa de conciliação entre as duas perspectivas a partir do uso de instrumentos pedagógicos de registro da recepção subjetiva de textos literários: diário de leitura, autobiografia de leitor e correspondência literária. Acompanharemos o percurso de um aluno repetente do sexto ano do ensino fundamental ao longo de 2016 e 2017 por meio de seus testemunhos de leitor para mostrar como o investimento subjetivo no processamento da leitura torna possível não só o desenvolvimento de competências leitoras como o envolvimento afetivo com o ato de ler.

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Biografia do Autor

Raquel e Souza, Colégio Pedro II

Professora EBBT do Colégio Pedro II. Especialista em Literatura Infantil e Juvenil, mestre e doutora em Letras Vernáculas.

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Publicado

2018-09-03

Como Citar

Souza, R. e. (2018). Das (im) possibilidades de avaliar a leitura literária na escola: um estudo de caso. Signo, 43(78), 78-90. https://doi.org/10.17058/signo.v43i78.11985

Edição

Seção

Literatura e Educação: perspectivas e tendências contemporâneas