Blogs noticiosos: linguagem marcadamente subjetiva e oralizada

Autores

  • Luciana Maria Crestani

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2101

Palavras-chave:

Internet, Blogs noticiosos, Marcas de oralidade.

Resumo

Tendo em conta que o suporte exerce influência sobre os textos que veicula, este estudo teve como objetivo analisar a linguagem de blogs noticiosos no intuito de verificar se os textos ali postados seguem os padrões de escrituralidade (objetividade, neutralidade, distanciamento) que regem as notícias jornalísticas tradicionais (imprensa escrita). Através da análise, foi possível verificar que as notícias postadas nos blogs seguem outros padrões genéricos, apresentando expressivas marcas de oralidade (subjetividade, pessoalidade, proximidade) em sua composição. O estudo realizado também aponta ser esta uma tendência na constituição enunciativa de notícias on-line.

Downloads

Publicado

2011-07-01

Edição

Seção

O texto e a tecnologia