Usos e desafios da multimodalidade no ensino de línguas

Autores

  • Angélica Prediger
  • Dorotea Frank Kersch

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v38i64.3419

Resumo

Modos de produzir sentido por meio da escrita e da leitura sofrem mudanças ao longo do tempo porque novos elementos de composição e novas formas de organizar e expor o texto surgem, o que acaba ampliando o conceito de texto e de escrita. Com o acesso cada vez mais facilitado à tecnologia, os alunos chegam à escola fazendo já um bom uso da multimodalidade, quando desafiados a produzir textos. Neste artigo, discute-se o uso da multimodalidade por alunos de uma 5ª série de uma escola pública de uma pequena cidade da serra gaúcha, e mostra-se a necessidade de o professor estar preparado para receber essa clientela e oferecer atividades que os desenvolvam, uma vez que cabe à escola ensinar seus alunos a ler e escrever textos dos mais variados gêneros. Os usos que as crianças já fazem da multimodalidade levam-nos a repensar o que significa ensinar ler e produzir textos na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-01-02

Como Citar

Prediger, A., & Kersch, D. F. (2013). Usos e desafios da multimodalidade no ensino de línguas. Signo, 38(64), 209-227. https://doi.org/10.17058/signo.v38i64.3419

Edição

Seção

Dossiê - O texto e a multimodalidade textual