Multimodalidade e produção de textos: questões para o letramento na atualidade

Autores

  • Ana Elisa Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v38i64.3714

Resumo

Neste artigo, com base no entendimento de que todo texto é multimodal e tendo escolhido a infografia como gênero textual de estudo, discutimos questões como (a) as modulações das produções textuais que implicam mais de uma semiose; (b) as seleções e decisões necessárias ao produtor de textos – multimodais; (c) a necessidade dos letramentos e do domínio de ferramentas para o alcance de um grau de seleção e decisão cada vez maior em produção textual, o que implica (d) mais e novas formas de participação na cultura escrita. O “pensar visualmente” é, então, uma habilidade importante para a produção de textos multimodais. A discussão que, brevemente, apresentamos toma como objeto de análise as produções de texto de sete estudantes de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública federal, em Belo Horizonte, MG. Obtidas por meio de entrevistas gravadas e transcritas, além do escaneamento dos textos produzidos, as produções dos estudantes servem como disparador de questões sobre o letramento e a visualidade, nos dias de hoje.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-01-02

Como Citar

Ribeiro, A. E. (2013). Multimodalidade e produção de textos: questões para o letramento na atualidade. Signo, 38(64), 21-34. https://doi.org/10.17058/signo.v38i64.3714

Edição

Seção

Dossiê - O texto e a multimodalidade textual