Atenção conjunta e referência linguística em contextos interativos com um desenho animado

Autores

  • José Moacir Soares da Costa Filho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB
  • Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante Universidade Federal da Paraíba Programa de Pós-Graduação em Linguística

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v38i65.4181

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a relação entre criança e desenho animado buscando compreender como o processo de atenção conjunta se estabelece frente à estrutura televisiva do desenho animado. Para isso, trabalharemos com dados qualitativos envolvendo a filmagem de uma díade mãe-criança na faixa-etária de três a quatro anos de idade assistindo ao desenho animado espanhol Pocoyo, animação dirigida ao público infantil na idade pré-escolar. Ao trabalharmos a noção de atenção conjunta com criança de uma faixa-etária de mais de três anos de idade, já inserida na linguagem, tomamos a atenção conjunta como um formato que possibilita a aquisição e a consolidação da referência linguística para a criança. Isto porque a atenção conjunta é um processo que emerge na rotina da criança a partir dos nove meses de idade e, por volta dos quinze meses, já está consolidado. Resultados apontam que no contexto interativo com o desenho animado, as cenas de atenção conjunta se configuram sob três diferentes formatos que sustentam a consolidação da referência linguística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Moacir Soares da Costa Filho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB

Coordenação de Linguagens, Códigos e Tecnologias Campus João Pessoa -PB

Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante, Universidade Federal da Paraíba Programa de Pós-Graduação em Linguística

Depto de Letras Clássicas e Vernáculas Linguística - Psicolinguística AquisiÇão da Linguagem

Downloads

Publicado

2013-07-04

Como Citar

Filho, J. M. S. da C., & Cavalcante, M. C. B. (2013). Atenção conjunta e referência linguística em contextos interativos com um desenho animado. Signo, 38(65), 143-163. https://doi.org/10.17058/signo.v38i65.4181

Edição

Seção

Artigos – vol. 38, nº 65, 2013