Compreensão de frases gramaticais com nível de especificidade e esquematicidade por pessoas com Alzheimer: uma análise psicolinguística e cognitiva.

Autores

  • Berla Moreira de Moraes Universidade Federal da Paraíba
  • Jan Edson Rodrigues Leite Universidade Federal da Paraíba.

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v41i71.7217

Palavras-chave:

Compreensão da Linguagem. Nível de especificidade. Doença de Alzheimer.

Resumo

Esta pesquisa objetivou identificar se, na doença de Alzheimer, existe comprometimento na compreensão de frases gramaticais no nível de especificidade, por meio da técnica de leitura automonitorada. No intuito de atingir nossos objetivos e respondermos nossas hipóteses, empreendemos um experimento para analisar: o tempo de reação na leitura da frase, o tempo de reação para leitura da pergunta de compreensão e escolha da resposta, e o índice de acerto nas perguntas de compreensão por adultos jovens (AJ) e idosos saudáveis (IS) como grupos controle, e idosos com provável Alzheimer (IPAI/IPAM) como grupo caso, considerando frases no nível de especificidade e esquematicidade. Participaram da aplicação dos experimentos, 10 AJ, 10 IS e 10 IPAI/IPAM, totalizando uma amostra de 30 sujeitos. Os resultados apontam que a pessoa com Alzheimer apresenta desempenho inferior na compreensão da imagética convencional, em termos de índice de acertos e de tempo de resposta, quando comparados com idosos sem declínio cognitivo. Como resultado do experimento, com relação ao nível de Especificidade, as pessoas com Alzheimer demandam maior tempo na leitura e em dar respostas em frases de esquematicidade, nas quais também se observa maior índice de erro nas respostas. Confirmou-se então a hipótese de que a compreensão da imagética convencional em frases gramaticais no nível de especificidade, estão afetadas desde os estágios iniciais da doença de Alzheimer, e acreditamos que seja influenciada pelo declínio cognitivo progressivo da memória de trabalho, da velocidade de processamento, da tomada de decisão e da orientação temporal e espacial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Berla Moreira de Moraes, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Linguística, UFPB. Mestre em Saúde Coletiva, UECE. Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba.

Jan Edson Rodrigues Leite, Universidade Federal da Paraíba.

Doutor em Linguística, UFPE. Professor Associado da Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

2016-10-17

Como Citar

Moraes, B. M. de, & Leite, J. E. R. (2016). Compreensão de frases gramaticais com nível de especificidade e esquematicidade por pessoas com Alzheimer: uma análise psicolinguística e cognitiva. Signo, 41(71), 164-175. https://doi.org/10.17058/signo.v41i71.7217

Edição

Seção

Tema Livre