“Eu quero muito trabalhar um tema”: estratégias argumentativas no programa televisivo Conexões Urbanas

Autores

  • Anna Christina Bentes Universidade Estadual de Campinas
  • Rafaela Defendi Mariano UNICAMP
  • Ana Cecília Almeida Accetturi UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v42i73.8472

Palavras-chave:

Argumentação. Reportagem televisiva. Gêneros televisivos. Atores sociais. Tipos de argumentos.

Resumo

Neste artigo, buscamos analisar a natureza argumentativa do programa de reportagens televisivo Conexões Urbanas, exibido pelo canal fechado Multishow de 2008 a 2015, procurando investigar (i) a correlação entre os tipos de atores sociais que são convidados a participar do programa e os tipos de argumentos mobilizados por eles em suas falas e (ii) o papel das temáticas do programa na configuração do tipo de acordo estabelecido para a configuração do auditório. Nossas análises apontam para o fato de que ocorre uma predominância de certos tipos de argumentos na fala de certos tipos de atores sociais, o que revela que a estruturação argumentativa do programa é correlacionável ao status social de seus participantes. Por fim, verificamos que as temáticas e as estratégias argumentativas dos/nos episódios analisados configuram para cada um deles um perfil específico de auditório.

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Biografia do Autor

Anna Christina Bentes, Universidade Estadual de Campinas

Professora Doutora do Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem -IEL/ UNICAMP.

Rafaela Defendi Mariano, UNICAMP

Doutoranda do Curso de Pós-Graduação em Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem -IEL/ UNICAMP

Ana Cecília Almeida Accetturi, UNICAMP

Mestranda do Curso de Pós-Graduação em Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem -IEL/ UNICAMP

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Publicado

2017-02-10

Como Citar

Bentes, A. C., Mariano, R. D., & Accetturi, A. C. A. (2017). “Eu quero muito trabalhar um tema”: estratégias argumentativas no programa televisivo Conexões Urbanas. Signo, 42(73), 110-123. https://doi.org/10.17058/signo.v42i73.8472

Edição

Seção

vol. 42, nº 73 – Linguagem e Argumentação