Estratégia de predição: plano semântico da língua e ensino da leitura

Autores

  • Vera Wannmacher Pereira

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v34i57.880

Palavras-chave:

Leitura. Predição. Plano semântico. Ensino.

Resumo

Resumo: O presente artigo, vinculado a comunicação realizada no IV Colóquio Linguagem e Cognição da UNISC, tem como tema a predição leitora, no que se refere ao funcionamento semântico da língua (Pereira, 2006, 2009a, 2009b) e sua aplicação no ensino da leitura. Evidencia a intenção da autora em explicitar a estratégia em questão e contribuir para o ensino de Língua Portuguesa (Colomer; Camps 2002). O texto está fundamentado na Psicolingüística, no que se refere à compreensão e ao processamento da leitura (Goodman, 1991; Smith, 2003) e tem apoio nos estudos do texto (Halliday, 1976, Charolles, 1978), no que diz respeito especialmente à coesão lexical e à coerência. Apresenta inicialmente o contexto das necessidades pedagógicas, explicitando as dificuldades situadas no tema proposto. A seguir, expõe os fundamentos lingüísticos baseados nas duas áreas indicadas. Posteriormente, sugere caminhos para o ensino da leitura baseados nesses fundamentos. Finalizando, tece considerações sobre a produtividade dos caminhos sugeridos para o aprendizado e o ensino da leitura. Palavras-chave: Leitura. Predição. Plano semântico. Ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-07-03

Como Citar

Pereira, V. W. (2009). Estratégia de predição: plano semântico da língua e ensino da leitura. Signo, 34(57), 64-75. https://doi.org/10.17058/signo.v34i57.880

Edição

Seção

Mesa I - Leitura e Psicolinguística - Compreensão Leitora - Argumentação Retórica e Análise do Discurso