Educação dos sentidos: cultura midiática e (in)formação

Autores

  • Nincia Borges Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2087

Palavras-chave:

, Mídia. Ensino. Leitura

Resumo

Nas sociedades modernas, em que os meios de comunicação interferem diretamente na formação/deformação das pessoas, sejam elas crianças, jovens ou adultos, não há mais como negar a importância de pesquisas integradas entre esses dois campos de estudo para resultados mais eficazes nos procedimentos pedagógicos das escolas. Refletir sobre o processo de produção da informação é parte integrante de uma educação plural, e uma educação plural não pressupõe apenas o ensino de múltiplos modos de pensar a realidade.O ensino deve abranger todas as disciplinas, inclusive a mídia, principalmente se se leva em consideração o fato de que os meios de comunicação em massa, presentes, continuamente no dia-a-dia da sociedade são detentores de poder e domínio. Este artigo é resultado do Projeto Educação dos Sentidos: leituras da mídia, financiado pelo programa Universidade Sem Fronteiras. O projeto estimulou nos participantes a reflexão crítica acerca da mídia – entendida aqui como o conjunto dos meios de comunicação. Por meio de oficinas, debates e produção de alunos foi despertada a curiosidade por outros tipos de informação e o desejo de construir; além disso houver reflexões diferentes sobre a realidade política e social do país e do mundo e a promoção, em seus participantes, do desejo por transformação e formação autônoma de opinião.

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Publicado

2011-07-01

Como Citar

Teixeira, N. B. (2011). Educação dos sentidos: cultura midiática e (in)formação. Signo, 36(61), 13-30. https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2087