Línguas estrangeiras, EAD e complexidade

Autores

  • Marcus Vinícius Liessem Fontana
  • Vanessa Ribas Fialho

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2131

Palavras-chave:

Educação a Distância, Teorias do Pensamento Complexo, Línguas Estrangeiras, Multirreferencialidade

Resumo

Neste artigo, buscamos apoio nas Teorias do Pensamento Complexo (Morin, 1991, 2000, 2003; Ardoino, 1995, 1998a, 1998b; Leffa, 2006b, 2009; Mariotti, 2010) para demonstrar a necessidade de uma perspectiva multidimensional ou multirreferencial quando se trata de pesquisa em Educação, sobretudo na Educação a Distância, por ser uma modalidade de ensino relativamente recente. Isso significa dizer que é preciso abordar os problemas a partir de vários ângulos, observando-os desde diferentes pontos de vista. No Curso de Licenciatura em Espanhol a Distância em que trabalhamos, temos feito isso através de diferentes projetos de pesquisa, que se interpenetram e se complementam para que possamos dar conta das múltiplas dimensões da Educação a Distância. São projetos que tratam de formação de professores para EaD, pesquisas sobre objetos de aprendizagem e ferramentas diversas encontradas na rede, inclusão de pessoas com deficiência visual por meio das tecnologias etc. É sobre esses projetos que explicamos aqui.

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Publicado

2011-07-01

Como Citar

Fontana, M. V. L., & Fialho, V. R. (2011). Línguas estrangeiras, EAD e complexidade. Signo, 36(61), 339-355. https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2131

Edição

Seção

O texto na educação