Em cartaz, Chico Buarque: a adaptação fílmica do romance Benjamin por Monique Gardenberg

Autores/as

  • Mariana Mendes Arruda

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v32i52.18

Palabras clave:

Adaptação fílmica. Tradução intersemiótica. Transferência. Adaptação própria. Chico Buarque e Monique Gardenberg

Resumen

A versão da cineasta Monique Gardenberg do romance Benjamim, de Chico Buarque, leva às telas a narrativa do ex-modelo fotográfico fundida em dois tempos e entre duas personagens: Castana Beatriz, nos anos 1960, e Ariela Masé, nos anos 1990. A análise é elaborada à luz da contemporânea teoria sobre adaptação fílmica de Brian McFarlane. Sob a ótica das Funções distribucionais e integrativas da narrativa – defendidas por Roland Barthes na Teoria dos Níveis (1973) –, que são o pilar das análises propostas por McFarlane, este artigo examina as duas versões de Benjamim e os processos de transferência e adaptação própria utilizados.

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Publicado

2007-01-04

Cómo citar

Arruda, M. M. (2007). Em cartaz, Chico Buarque: a adaptação fílmica do romance Benjamin por Monique Gardenberg. Signo, 32(52), 1-15. https://doi.org/10.17058/signo.v32i52.18

Número

Sección

Artigos