ATITUDES INTOLERANTES ERGUEM MUROS E IMPEDEM A CONSTRUÇÃO DE PONTES: uma análise cognitivo-discursiva da emersão da metáfora sistemática no gênero artigo de opinião
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v1i1.7323Palabras clave:
Cognição. Gênero textual. Leitura. Metáfora. Metonímia.Resumen
O artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa que busca verificar como a linguagem figurada, especificamente a metafórica e a metonímica, presente em diferentes gêneros textuais tais como o literário (poema, fábula) e o jornalístico (artigo de opinião, crônica), contribui para a emergência e negociação de sentidos. A base teórico-metodológica da pesquisa advém da Teoria da Metáfora Conceptual, proposta, originalmente, por Lakoff e Johnson (1980), e expandida na década de 90 por teóricos tais como Grady (1997); e da Análise do Discurso à Luz da Metáfora, conforme a proposta de Cameron et al. (2009); Cameron e Maslen (2010). A implementação da pesquisa envolveu dois momentos. Uma primeira análise de quatro exemplares dos gêneros em investigação, segundo a metodologia da Análise do Discurso à Luz da Metáfora (ADM) e uma análise posterior, ainda a ser realizada, a partir de dados coletados por meio da interação verbal de três grupos focais compostos por alunos de uma escola estadual de Santa Maria, RS, após a leitura dos gêneros selecionados. A análise preliminar do gênero artigo de opinião revelou a presença de esquemas imagético-cinestésicos e veículos metafóricos/metonímicos estruturantes da linguagem presentes no gênero analisado e contribuiu para a comprovação da emergência da metáfora sistemática ATITUDES INTOLERANTES ERGUEM MUROS E IMPEDEM A CONSTRUÇÃO DE PONTES.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.