Os meios de comunicação de massa como fator de influência no campo semântico dos conceitos.
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v47i88.17383Resumo
Resumo: O presente estudo enfoca a influência da mídia na representação da visão de mundo determinada pelas mudanças induzidas pela audiência no campo semântico de um conceito. O objetivo de nossa pesquisa é examinar o efeito da mídia no cerne do campo semântico em relação ao conceito de conflito e destacar os métodos empregados por um jornalista para alterar o campo semântico dos conceitos e influenciar a visão de mundo da audiência. A teoria histórico-cultural de Lev Vygotsky, a teoria da mídia de Marshall McLuhan e os fundamentos teóricos de Lasswell sobre a potencialidade da mídia para influenciar as preferências do público são fundamentos teóricos para pesquisas nessa área. Realizei um estudo de quatro etapas para definir a maneira como o conteúdo da mídia afeta a mudança do significado do conceito, analisando o conceito multidimensional «conflito» como exemplo. Explorei métodos de listagem livre, que foram refinados para atingir meu objetivo, coleta de dados e métodos de análise como instrumentos de diagnóstico e conduzi a pesquisa entre 88 estudantes da Universidade Estadual de Telecomunicações (Kyiv, Ucrânia). Os estudos experimentais mostraram que, mesmo após um curto período de intenso impacto midiático, um sujeito testado admitiu a mudança significativa em seu ponto de vista sobre os eventos atuais. Os resultados obtidos dão base para novas pesquisas quantitativas para esmiuçar o impacto da mídia na visão de mundo do público.
Palavras-chave: influência da mídia de massa; campo semântico; conflito, alteram o significado do conceito; visão de mundo do público.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.