Os meios de comunicação de massa como fator de influência no campo semântico dos conceitos.

Autores

  • Yuliya Krylova-Grek Institute of Psychology of the National Academy of Educational Sciences of Ukraine.

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v47i88.17383

Resumo

Resumo: O presente estudo enfoca a influência da mídia na representação da visão de mundo determinada pelas mudanças induzidas pela audiência no campo semântico de um conceito. O objetivo de nossa pesquisa é examinar o efeito da mídia no cerne do campo semântico em relação ao conceito de conflito e destacar os métodos empregados por um jornalista para alterar o campo semântico dos conceitos e influenciar a visão de mundo da audiência. A teoria histórico-cultural de Lev Vygotsky, a teoria da mídia de Marshall McLuhan e os fundamentos teóricos de Lasswell sobre a potencialidade da mídia para influenciar as preferências do público são fundamentos teóricos para pesquisas nessa área. Realizei um estudo de quatro etapas para definir a maneira como o conteúdo da mídia afeta a mudança do significado do conceito, analisando o conceito multidimensional «conflito» como exemplo. Explorei métodos de listagem livre, que foram refinados para atingir meu objetivo, coleta de dados e métodos de análise como instrumentos de diagnóstico e conduzi a pesquisa entre 88 estudantes da Universidade Estadual de Telecomunicações (Kyiv, Ucrânia). Os estudos experimentais mostraram que, mesmo após um curto período de intenso impacto midiático, um sujeito testado admitiu a mudança significativa em seu ponto de vista sobre os eventos atuais. Os resultados obtidos dão base para novas pesquisas quantitativas para esmiuçar o impacto da mídia na visão de mundo do público.

 

Palavras-chave: influência da mídia de massa; campo semântico; conflito, alteram o significado do conceito; visão de mundo do público.

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Publicado

2022-01-03

Como Citar

Krylova-Grek, Y. M. (2022). Os meios de comunicação de massa como fator de influência no campo semântico dos conceitos. Signo, 47(88), 65-72. https://doi.org/10.17058/signo.v47i88.17383

Edição

Seção

Artigos