Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Tecno-Lógica é uma publicação semestral do meio acadêmico, tendo como linha editorial o foco sobre temas de pesquisa envolvendo química e engenharias, direcionado a publicação de colaborações em Tecnologia Ambiental e Sistemas e Processos Industriais, com interfaces com outras áreas que legitimam o seu caráter interdisciplinar.

 

Políticas de Seção

Tecnologia Ambiental

Publicações que tratam de pesquisas relacionadas a Ciências e Engenharia Ambiental com enfoque no desenvolvimento e aplicação de tecnologias e estudos correlatos.

Editores
  • Rosana Schneider
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Sistemas e Processos Industriais

Publicações que tratam de sistemas e processos relacionados as organizações.

Editores
  • Liane Kipper
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ciências e Engenharia Agrícola

Publicação de artigos que tratam de pesquisas correlatas a temas como solos, produção agrícola e máquinas agrícolas.

Editores
  • Liane Kipper
  • Rosana Schneider
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Notas Técnicas

Descrição de metodologias, procedimentos e técnicas com resultados, estatística ou validação. É uma sessão que auxilia as novas pesquisas e serviços técnicos embasados em uma descrição adequada para a repetição por outros pesquisadores e profissionais da área.

Editores
  • Liane Kipper
  • Rosana Schneider
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Tecno-Lógica não cobra dos autores taxas para submissão, avaliação e publicação dos artigos.
A avaliação é realizada por especialistas da área que participam da comissão editorial ou por outros especialistas selecionados para este fim.

 

Periodicidade

Semestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

Preservado em:

 

Ética e boas práticas de publicação

Na Tecno-Lógica serão aceitos somente artigos originais e os autores deverão informar caso haja algum conflito de interesse incluindo as relações pessoais e financeiras com outras pessoas, organizações ou instituições que possam influenciar ou ter influenciado negativamente o trabalho. Caso a experimentação apresentada no trabalho se encaixe nas exigências da Lei 11.794/08, que estabelece os procedimentos para o uso científico de animais e trata da obrigatoriedade de submissão dos projetos de pesquisa aos comitês de ética em pesquisa das instituições, será exigido o registro do projeto em um comitê de ética.
Tecno- Lógica é um periódico científico que tem o empenho em manter altos padrões de ética de publicação e de tomada das medidas possíveis contra quaisquer malversações no processo de publicação.
Os editores e os revisores avaliam os manuscritos por seu conteúdo intelectual, sem levar em conta raça, sexo, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, nacionalidade, ou o pensamento político dos autores, preservando o direito dos cidadãos.
Para mais informações sobre ética em publicação e guias de ética para a publicação em periódicos consulte http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm , http://www.elsevier.com/publishingethics e http://www.elsevier.com/ethicalguidelines.

 

Conflitos de interesse

Os autores devem informar caso haja algum conflito de interesse real ou potencial incluindo as relações pessoais e financeiras com outras pessoas, organizações ou instituições que possam influenciar ou ter influenciado negativamente o trabalho.

 

Declaração de submissão

A submissão do artigo implica no fato de que o trabalho não foi publicado anteriormente nem está sob avaliação para publicação em outro periódico, que sua submissão foi autorizada por todos os autores envolvidos e pelas autoridades responsáveis onde o trabalho foi desenvolvido. O aceite implica que o trabalho não deve ser publicado em outro periódico sem o consentimento escrito de quem detém os direitos autorais.

 

Mudança de autoria

Essa política trata da adição, retirada ou reorganização dos nomes dos autores na autoria dos manuscritos aceitos, que deve ser feita antes da publicação do artigo. Pedidos de mudança de autoria devem ser enviados para os editores e devem incluir a razão da mudança com consentimento dos autores envolvidos. Após a publicação do artigo, qualquer solicitação para se adicionar, retirar ou reorganizar os nomes dos autores deverá seguir as mesmas políticas apresentadas acima e poderão resultar em uma correção.

 

Papel da agência de subsídios financeiros

Os autores devem informar quem foi responsável pelo apoio financeiro para a realização da pesquisa e/ou preparação do artigo. Caso haja apoio financeiro, os autores devem informar no corpo do texto, preferencialmente nos agradecimentos, o nome dos financiadores.

 

Declaração do autor

Os autores se comprometem a enviar artigos originais, inéditos e que não estejam sendo avaliados simultaneamente por outro periódico. Fotos e imagens e figuras tiradas de outras publicações poderão ser publicadas somente se o autor nos enviar comprovante que recebeu a permissão dos autores.

 

Transparência

A equipe do periódico mantém os leitores informados sobre as medidas tomadas para assegurar fundamentos e processo de avaliação. A submissão de textos pelo sistema SEER garante o acesso do autor ao andamento do processo de avaliação.

 

Evitando plágio

Todos os autores que enviam seus trabalhos à revista para publicação como artigos originais atestam que os trabalhos representam contribuições de seus autores e não foram copiados ou plagiados de outros trabalhos, no todo ou em parte. Se, no artigo, forem utilizados trechos de trabalhos previamente publicados (sejam trabalhos do próprio autor ou de terceiros), os autores devem garantir que isso tenha sido devidamente creditado. Quando os autores usam depoimentos coletados, deve haver garantia de anonimato das fontes de informações primárias, sem menção de qualquer nome, a menos que haja autorização expressa do depoente e/ou das pessoas por ele mencionadas. Nesta tarefa de identificar possíveis plágios, os avaliadores tem a responsabilidade de informar se encontrou qualquer trabalho relevante, já publicado, que não tenha sido citado pelos autores e devem chamar a atenção do editor para qualquer semelhança substancial ou sobreposição entre o manuscrito em questão e qualquer outro artigo publicado.

 

Avaliação por pares

Quaisquer trabalhos recebidos para análise devem ser tratados como documentos confidenciais. Eles não devem ser mostrados ou discutidos com terceiros, exceto quando autorizado pelo(s) editor(es) da revista.

 

Erros significativos em trabalhos publicados

Quando um autor descobre um erro significativo ou uma imprecisão em seu próprio trabalho publicado, é sua obrigação informar imediatamente ao editor da revista e cooperar com o editor para que seja feita retratação ou correção do artigo.

 

DOI - Digital Object Identifier

DOI - Identificador de Objeto Digital é um padrão para identificação de documentos em redes digitais. Composto por números e letras, é atribuído a um objeto digital para que este seja identificado de forma única e persistente no ambiente Web.

 

ORCID - Open Researcher and Contributor ID

Em virtude da importância deste identificador a Tecno-Lógica está solicitando que os autores da Tecno-Lógica incluam o ORCID em seus metadados no momento da submissão dos manuscritos.
Este identificador individualiza o pesquisador, distinguindo um do outro e ao mesmo tempo impedindo que haja problemas com ambiguidades nas entradas e grafias do mesmo nome. Outra característica importante é que ele é irrestrito e possibilita o intercâmbio de metadados.
Usando um ORCID ID, os pesquisadores são conectados com suas atividades, resultados de pesquisa, publicações e afiliações.

O registro ORCID pode ser obtido gratuitamente por meio do site http://orcid.org.

Informações adicionais podem ser obtidas em: https://www.abecbrasil.org.br/eventos/xxv_curso/palestras/quinta/suely_brito2.pdf

http://www.nature.com/news/scientists-your-number-is-up-1.10740