DESCOLORIMENTO DE EFLUENTE ASSOCIADO AO TINGIMENTO DE ÁGATAS CONTENDO RODAMINA B COM DIFERENTES COMBINAÇÕES FOTOCATALÍTICAS VIA PROCESSOS OXIDATIVOS AVANÇADOS (POA´s)

Autores

  • Tiago Bender Wermuth Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
  • Adriane Lawisch Rodriguez Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
  • Carlos Pérez Bergmann Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Alexandre Straatmann Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

DOI:

https://doi.org/10.17058/tecnolog.v17i2.3984

Palavras-chave:

Ágata, Rodamina B, Processos Oxidativos Avançados (POA´s), Absorbância, pH

Resumo

O tingimento é um dos processos de acabamento das pedras semi-preciosas até a sua comercialização. Este é muito usado na indústria da ágata utilizando elevada demanda de água o que gera uma grande quantidade de águas residuárias, contendo moléculas corantes complexas, como a Rodamina B, que apresenta características de poluente orgânico com ecotoxicidade e genotoxicidade elevadas. Neste trabalho objetivou-se buscar o desenvolvimento de POA’s capazes de degradar os efluentes sintéticos provenientes do tingimento de pedras semi-preciosas contendo o corante Rodamina B (C.I 45170). Para uma melhor eficiência de remoção da Rodamina B, utilizou-se dois métodos distintos de fixação do catalisador utilizado. Primeiramente se trabalho com sílica-gel branca (1-3 mm, Tyvek) e posteriormente com o Polietileno de baixa densidade (PEBD). Realizada a preparação dos materiais, investigou-se algumas combinações de métodos como UV/TiO2/SiO2/O3, UV/TiO2/PEBD/O3 bem como, o monitoramento de alguns parâmetros, como pH e a absorbância de amostras sintéticas. Os testes foram realizados em um reator em acrílico composto de lâmpada germicida (SCT – G13/T8/15W), onde se trabalhou com um volume útil de 1 L.Compondo ainda o reator, utilizou-se uma proveta de 1 litro e uma bomba peristáltica. A concentração de Rodamina B utilizada foi de 20 mg L-1. A partir dos resultados obtidos foi possível verificar que a combinação do UV/TiO2/PEBD/O3 mostrou-se ser mais eficiente. Essa combinação proporcionou um valor de constante cinética na ordem de 28,6 x 10-3 min-1. Se comparado aos demais processos investigados, pode-se observar que se teve um aumento do valor de k.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-01

Como Citar

Wermuth, T. B., Rodriguez, A. L., Bergmann, C. P., & Straatmann, A. (2013). DESCOLORIMENTO DE EFLUENTE ASSOCIADO AO TINGIMENTO DE ÁGATAS CONTENDO RODAMINA B COM DIFERENTES COMBINAÇÕES FOTOCATALÍTICAS VIA PROCESSOS OXIDATIVOS AVANÇADOS (POA´s). Tecno-Lógica, 17(2), 117-123. https://doi.org/10.17058/tecnolog.v17i2.3984

Edição

Seção

Tecnologia Ambiental