AS PRÁTICAS VIVENCIAIS DO PET-SAÚDE/REDES DE ATENÇÃO - REDE CEGONHA EM UM GRUPO DE GESTANTES

CARINA GARCIA, JENIFER PROENCA DE BRUM, DANIELA ELÂINE ROEHRS SCHNEIDER, JANINE KOEPP

Resumo


O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) foi introduzido no âmbito do Ministério da Saúde e da Educação, para repensar a formação profissional de saúde, mediante maior integração entre ensino, serviço e comunidade. A interação dos profissionais da saúde torna-se possível através destas iniciativas, a qual fomenta a formação profissional articulada com os profissionais das Unidades Básicas de Saúde, na perspectiva interdisciplinar e multiprofissional, ou seja, pretende formar profissionais com o perfil adequado às particularidades e necessidades de saúde do Brasil, contribuindo para a eficiência e a organização do Sistema Único de Saúde (SUS). O presente estudo relata a experiência de bolsistas e preceptora do PET-Saúde/Rede Cegonha da Universidade de Santa Cruz do Sul em parceria com a Secretaria de Saúde do município de Vera Cruz em um Grupo de Gestantes do Espaço Mamãe Criança. O objetivo é apresentar uma descrição reflexiva acerca das possibilidades interacionais entre as acadêmicas bolsistas do PET-Saúde e os profisionais de saúde na abordagem de temáticas referentes às necessidades das gestantes. O Grupo de Gestantes da Unidade Básica de Saúde do município de Vera Cruz é realizado em todas às quintas-feiras, sendo que em cada mês é abordado um assunto diferente, conforme a necessidade e o interesse das gestantes. Os temas são diversificados, desde as manifestações clínicas do parto, até os cuidados iniciais com o recém-nascido, contexto familiar, alimentação saudável, aleitamento materno, visita ao Hospital Vera Cruz para conhecer a maternidade, planejamento familiar, alterações fisiológicas e alterações psicológicas na gestação. As bolsistas puderam vivenciar a rotina do Espaço Mamãe Criança, através do acompanhamento de diferentes atividades em diversos setores da Unidade Básica de Saúde e perceberam que os aspectos mais relevantes do projeto foram o trabalho interdisciplinar e multiprofissional, de acordo com os princípios de respeito e ética, bem como a oportunidade de aplicarem os seus conhecimentos acadêmicos adquiridos previamente. O PET-Saúde proporciona aos bolsistas uma forma de aprendizado teórico-prático dos preceitos adotados pelo SUS e preconizados pelo Ministério da Saúde. Além disso, multiplica os olhares e amplia a percepção dos problemas, facilitando a resolução destes, o que valoriza o trabalho em equipe multidisciplinar e aumenta a resolutividade da Atenção Primária à Saúde, contribuindo para a formação e a reorganização do Sistema Único de Saúde. A interação entre as bolsistas e os profissionais faz com que ocorra uma troca evidente de experiência e conhecimentos. As bolsistas possuem a possibilidade de vivenciar uma realidade que geralmente ocorre após formadas e os profissionais da rede de saúde, além de poderem ser educadores, acabam aumentando seu universo de conhecimento e reflexão. Palavras-chaves: gestantes, atenção primária à saúde, pré-natal, educação em saúde.


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