A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM SALA DE ESPERA: RELATO DE EXPERIÊNCIA PET-SAÚDE

CLAIRTON EDINEI DOS SANTOS, JAQUELINE DE OLIVEIRA, MARIBEL JOSIMARA BRESCIANI, ZAMARA AMORIM SILVEIRA , LUCIANO LEPPER, LIA GONCALVES POSSUELO, LETICIA CAROLINE DE OLIVEIRA

Resumo


As doenças crônicas não transmissíveis são atualmente a principal causa de mortalidade no mundo. Destas doenças, destaca-se o diabetes mellitus. Considerando a necessidade da prática educacional coletiva no atendimento aos pacientes diabéticos do SUS, bolsistas atuantes no PET-Saúde da UNISC, na subárea de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, realizaram atividades de educação em saúde em sala de espera, utilizando alguns estabelecimentos de saúde pública do Município de Santa Cruz do Sul. A sala de espera, apesar de ser um lugar da instituição de saúde, é um espaço popular, onde os profissionais de saúde não permanecem de modo constante.240Entretanto, através da atividade de grupo em sala de espera, os profissionais da saúde, juntamente com os bolsistas PET-Saúde da UNISC, passam a se inserir nesse espaço, podendo interagir de modo dialógico com os pacientes. As atividades em sala de espera têm sido uma prática interessante para o Programa de Educação pela Saúde. O objetivo do presente trabalho é interação aluno e paciente, a fim de proporcionar um trabalho educativo em saúde e, consequentemente, promoção de saúde e prevenção de doenças. Dessa forma, buscamos a melhoria da assistência, o acolhimento, a humanização do atendimento, procurando organizar e abordar os assuntos de forma criativa e dinâmica, a fim de atrair a atenção dos usuários que aguardam por atendimento. Ao longo do desenvolvimento do projeto, foram discutidos vários temas, os quais foram baseados em dados epidemiológicos do local e aproveitando datas alusivas de combates a determinadas doenças, além de assuntos que despertam interesse nos usuários. Dentre os temas destacamos: qualidade de vida; alimentação saudável; exercícios físicos; diabetes mellitus; automedicação; obesidade e doenças relacionadas. O presente estudo nos possibilitou observar que o desenvolvimento do projeto vem fornecendo várias experiências construtivas, pois, através do desenrolar das atividades propostas, proporcionou-se a articulação ensino-teoria, bem como, contribuições para o exercício acadêmico e profissional e uma melhor qualidade do atendimento nos serviços de saúde do Município. Portanto, por meio da sala de espera, foram evidenciados bons resultados em relação à educação em saúde, pois foi, a partir das atividades realizadas e da participação dos usuários, se tornou possível desenvolver ações que visem à prevenção de doenças, promoção e recuperação de saúde, proporcionando melhor qualidade de vida à população, bem como, a troca de informações e conhecimentos entre usuários, familiares e profissionais.


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