DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO EMPRESARIAL UTILIZANDO CONCEITOS DE GAMIFICAÇÃO

Gustavo Luiz Ilha, Eduardo Kroth

Resumo


A motivação tem sido uma das principais preocupações das empresas atualmente, pois através da motivação pessoal um indivíduo pode utilizar todo o seu potencial, tornando-se um melhor profissional. Um funcionário motivado realiza as suas atividades com mais dedicação e concentração, sempre buscando aumentar sua produtividade. Muitas vezes a desmotivação no âmbito profissional surge quando algo começa a incomodar e torna-se algo constante que acaba influenciando o rendimento, desanimando e tornando improdutivo o trabalho. Uma das principais causas da desmotivação profissional são as tarefas repetitivas que não possuem metas ou não apresentam ganho nenhum ao funcionário. Por isso é importante o uso de estratégias que possam encorajar o funcionário a realizar as suas tarefas. Uma destas estratégias é a Gamificação. Muitas empresas já se utilizam desta estratégia para tornar as atividades propostas mais atrativas, gerando a motivação e o engajamento do funcionário na realização das mesmas. O principal objetivo deste trabalho é construir um software de criação de ambientes de gamificação. Nesse software, se tem a entrada de dados extraída dos vários sistemas internos de uma empresa, a fim de coletar dados mensuráveis. Esses dados são armazenados em um banco de dados desenhado especificamente para gamificação. Os dados extraídos serão utilizados para definir metas e objetivos para cada funcionário. Nesse software, é possível escolher a temática da gamificação, como por exemplo, espacial ou medieval. Dessa forma, cada funcionário pode ser visualizado por um avatar personalizado dentro da temática escolhida. Será possível definir recompensas ao funcionário que, ao atingir certas metas, pode ganhar acessórios para o avatar ou então medalhas. No software desenvolvido é possível definir metas e objetivos para cada funcionário, além de definir possíveis times que o funcionário poderá fazer parte. As metas poderão ser definidas por funcionário ou por times. Ao atingir uma dessas metas o funcionário irá receber pontos de experiência para ir subindo de nível dentro do software. Além disso, a aplicação conta com um ranking interno para o funcionário visualizar a sua posição dentro da empresa. Este ranking pode ser individual ou por equipe. Como metodologia de validação para a aplicação desenvolvida, o software será colocado em um ambiente empresarial, onde os funcionários utilizarão o sistema por um período de tempo. A empresa onde o sistema será utilizado será a empresa Cantú & Stange Software, situada em Venâncio Aires/RS. A empresa já utiliza uma ferramenta de gerenciamento de tarefas, o Tempo, que passará pelo ETL para gerar a base de dados gameficada. Após o período de tempo será comparado os números dos funcionários antes e depois da implementação da ferramenta no ambiente de trabalho e feito uma avaliação se os funcionários produziram mais e conseguiram ficar mais motivados.


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