REFLEXÕES ACERCA DE VIVÊNCIAS DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NO PET-SAÚDE GRADUASUS

Bruna Rezende Martins, Caroline Bertelli, Fabrício de Moura Tolvi, Rita Lidiane, Ereno Rosa, Suzane Beatriz Frantz Krug

Resumo


Introdução: Com o passar dos anos, o Ministério da Saúde vem investindo cada vez mais na qualificação da assistência e das ações em saúde pública no país. Dentre as propostas, são lançadas campanhas, programas e estratégias que favorecem o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). As ações desenvolvidas têm papel crucial porque possibilitam, por exemplo, melhorias no acolhimento ao usuário, tornando o atendimento cada vez mais humanizado e próximo das necessidades de cada indivíduo, a partir de uma visão ampliada da realidade de cada família. Para esse fim, torna-se evidente a necessidade de uma formação do profissional de saúde voltada para o SUS, a partir da oportunidade de inserção na rede pública enquanto acadêmico, a exemplo do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-SAÚDE GRADUASUS. Trata-se de um programa conjunto dos Ministérios da Saúde e da Educação, destinado a viabilizar o aperfeiçoamento em serviço, bem como a iniciação ao trabalho, estágios e vivências, dirigidos, respectivamente, aos profissionais e estudantes da área da saúde, de acordo com as necessidades do SUS. Objetivo: Relatar e refletir sobre experiências e vivências na rede pública de saúde de bolsistas do PET- Saúde GRADUASUS, acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Método: Trata-se de um relato de experiência, de cunho reflexivo, acerca de vivências em um serviço materno infantil municipal e em uma Estratégia de Saúde da Família (ESF). Resultados: Através da inserção nessas unidades de saúde, os acadêmicos passam a ter a oportunidade de conhecer e familiarizar-se com os campos da saúde pública e saúde coletiva, no que se refere aos seus princípios e diretrizes. Além disso, participam e atuam em atividades relacionadas à promoção de saúde e prevenção de doenças, compartilhando experiências distintas e únicas, que permitem uma evolução tanto no âmbito pessoal, quanto profissional. O contato com os usuários e o relato de suas histórias de vida e de saúde-doença traz uma visão ampla e diferenciada sobre realidades imprevisíveis, muitas vezes, inimagináveis, caracterizadas pela vulnerabilidade social. As conexões entre usuários e acadêmicos possibilitam trocas produtivas de ideias, facilitando o entendimento sobre quais as necessidades vigentes nas comunidades, favorecendo o planejamento comum das atividades a serem realizadas. Os estudantes ainda possuem a oportunidade de conhecer, familiarizar-se e utilizar as tecnologias de informatização disponibilizadas pela secretária de saúde do município, o que propicia o acompanhamento dos casos, já que contém registros de evoluções e atendimentos de todos os profissionais que atuaram junto aos usuários e famílias. Considerações Finais: Percebe-se, deste modo, a importância de programas comoo PET SAÚDE – GRADUASUS na vida acadêmica dos futuros profissionais de cursos da área da saúde, já que permitem a inserção prematura do graduando em vivências na rede pública de saúde, ocasionando um crescimento excepcional de suas posturas e de seu conhecimento. Destacam-se também, novos olhares desenvolvidos pelos estudantes e trazidos às unidades e serviços de saúde, instigando ajustes que podem ser inseridos nos processos de trabalho e de assistência, a fim de melhor resolutividade e produção.Palavras-chave: Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde; Educação em Enfermagem; Sistema Único de Saúde; Assistência à Saúde Comunitária.

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