RELATO DE EXPERIÊNCIA: Interdisciplinaridade de processos de trabalho na Medicina

Daniela Becker Becker, Clairton Edinei dos Santos, Karine Inês Schmidt, Marta Regina Mueller

Resumo


: Através de convênio firmado entre 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), tornou-se possível a realização do estágio de gestão em saúde pública, oferecido aos alunos do 10º semestre do curso de medicina. Além das diversas áreas da gestão em saúde da CRS, o estágio contemplou atividades no 13º Laboratório Regional de Santa Cruz, o qual presta serviços a mesma. Inicialmente, os alunos eram recebidos e apresentava-se oralmente a estrutura e função do laboratório. Ao final do primeiro semestre, achou-se por bem agregar ao estágio, práticas laboratoriais, que trouxessem ao estudante, além de uma revisão de métodos já estudados, também uma maior aproximação com a realidade em laboratórios de saúde pública. Objetivo: Proporcionar aos alunos de medicina o conhecimento interdisciplinar dos serviços prestados pelo laboratório regional e pelo Laboratório Central do Estado (LACEN) junto à Coordenadoria Regional de Saúde. Método: Os alunos foram recebidos em grupos de 3 a 5 indivíduos nos meses de fevereiro a agosto/2016, totalizando 27 alunos. Foram orientados de forma expositiva a respeito da função e da atividade do laboratório. A seguir foram realizados procedimentos de diagnóstico laboratorial da tuberculose, incluindo informações sobre a microbiologia, etiologia e epidemiologia deste agravo. Ao final foram feitas avaliações e sugestões pelos alunos. Resultados: Ao final de cada visita dos alunos, foi solicitada avaliação livre dos mesmos sobre a vivência prática. A maioria dos alunos referiu ter adquirido melhor compreensão acerca das técnicas e metodologias de diagnóstico da tuberculose. Também foi ressaltada nesta área, a importância da correta orientação ao paciente para a coleta de escarro. Foram reconhecidas e valorizadas as ações realizadas pelo laboratório regional, como prestador de serviços à CRS e também deste na rede de laboratórios públicos e privados conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Os estudantes puderam estabelecer uma conexão entre temas vistos na prática clínica e seu fluxo no SUS através do destino de solicitações de exames realizados na rede. Finalmente, foi percebida e valorizada a atuação de outros profissionais de saúde. Considerações finais: Entendemos que a mudança na metodologia de trabalho com os alunos, incluindo-os no laboratório contribuiu de forma significativa, tanto para o aprendizado dos mesmos, como para os profissionais envolvidos. Este projeto fez com que a equipe do laboratório repensasse suas práticas/processos de trabalho e a forma como isso seria apresentado aos alunos. Desta forma, a equipe qualificou e valorizou seu processo de trabalho, frente a proposta inicial do estágio de medicina na 13ª CRS. Todos os alunos fizeram suas avaliações, de forma livre ao final, e todas foram positivas. Referiram terem melhorado consideravelmente seus conhecimentos na área. Neste trabalho, entendemos ter atingido o objetivo proposto, além de podermos sinalizar à academia possíveis modificações no currículo do curso de medicina.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Saúde Pública; Curso de Medicina; Educação em Saúde.


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