CAPACITAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO ATENDIMENTO A PACIENTE EM CRISE DE ASMA EM UM SERVIÇO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PEDIATRICO

Rozélia Assunção Fernandes

Resumo


A asma é uma doença crônica que afeta cerca de 10% da população, sendo considerada a principal doença crônica na infância, gerando sofrimento aos seus portadores e familiares. Objetivo: Desenvolver e aperfeiçoar habilidades e potenciais essenciais ao processo educativo das equipes na prevenção e tratamento das crises de asmas em pediatria e sensibilizar as equipes de enfermagem do serviço para a adesão a um projeto de constantes orientações para as famílias de crianças com asma atendidas nos serviços de saúde. Método: Estudo realizado com vinte profissionais de enfermagem através de encontros realizados nos meses de novembro a dezembro de 2013, em que foi empregada a tecnologia de educação. O cenário desta intervenção foi um serviço de pronto atendimento pediátrico localizado no interior do Rio Grande do Sul. Resultados e Considerações finais: A dificuldade de conhecimento, influências culturais e do senso comum no manejo da asma pediátrica e desconsideração com as rotinas do serviço por parte de alguns profissionais foram destacados como fatores positivos pela equipe, e como fatores positivos, as orientações persistentes quanto ao uso de medicações e receituários de uso contínuo, assim como o interesse dos profissionais em participar na melhora do atendimento através da reflexão sobre os pontos negativos a serem trabalhados. Acredita-se que a EPS pode e deve tornar-se um espaço de reflexão e crítica sobre as necessidades de cuidado dos usuários e das práticas que lhe correspondem, beneficiando as ações de cidadania e da autonomia dos sujeitos envolvidos, sejam eles trabalhadores ou usuários. O trabalho resultou na elaboração do manual de orientação a profissionais de enfermagem intitulado “Manual sobre Asma” que foi distribuído as equipes de saúde do município de Santa Cruz do Sul.

Palavras-chaves: Asma; Educação Permanente em Serviço; Enfermagem.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.