DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE E VALIDAÇÃO DO INSTRUMENTO DE QUALIDADE DE VIDA INTERRAI QOL PARA TRANSTORNOS MENTAIS E ADIÇÕES (QOL-MHA)

Alice Hirdes, Elton Luiz Ferlin, Micaela Jantzi, Raquel Betini, Vanessa Marques, Marcia Marcia Valdilene Reiheimer, Suzana Teixeira Lopes, Vanessa Ponticelli, Richard Salvato, John Hirdes

Resumo


Introdução: A avaliação da qualidade de vida de pessoas atendidas nos serviços de saúde mental é importante para a criação de estratégias de promoção, prevenção e intervenção. Entretanto, os instrumentos já validados não consideram variáveis como o acesso aos serviços de saúde, suas características e a satisfação do usuário (Portugal et al., 2016). Objetivo: Validar o instrumento interRAI Quality of Live for Mental Health and Addictions (QOL-MHA) para o contexto nacional, utilizando dois softwares desenvolvidos para smartphones, tablets e computadores. Método: O documento original, elaborado por um grupo de pesquisadores da Rede interRAI foi traduzido para o português e posteriormente foi realizada a retrotradução do instrumento. Na sequência, foram realizados os ajustes necessários, comparando as três versões: a original, a traduzida e a retrotraduzida. Este instrumento difere de outros já validados porque traz evidências a partir de um modelo teórico mais amplo que contempla o acesso aos serviços, a relação com os usuários e a inserção no território. O instrumento avalia diferentes domínios, como visão pessoal, autonomia e autodeterminação, atividades diárias, família e amigos, comunidade, relações com a equipe, privacidade, empoderamento e suporte, discriminação e circunstâncias de vida, acesso aos serviços de saúde. Os domínios descritos anteriormente são avaliados com um total de 41 itens distintos, além das variáveis sóciodemográficas e sócioeconômicas. Posteriormente, para o registro dos dados, foram desenvolvidos dois softwares, uma versão online, via web, e a outra para uso offline. Esta última foi criada em razão da não existência de redes wifi gratuitas em muitos serviços de saúde. Todas as entrevistadas estão sendo realizadas utilizando o aplicativo. Método: pesquisa quantitativa, transversal e descritiva realizada com usuários de um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSad) de Gravataí, RS. Para a verificação da consistência interna do instrumento, o cálculo amostral prevê 225 participantes.  Entre abril e setembro de 2016 foram entrevistados 85 usuários utilizando os softwares. Resultados: A utilização de um aplicativo apresenta vantagens como a redução de custos com impressão, a agilidade nas entrevistas, a exportação automática dos dados para pacotes estatísticos e planilhas de banco de dados, evitando erros de digitação e a otimização do tempo dos pesquisadores. O aplicativo offline está programado também, para oferecer resultados estatísticos individuais em forma de gráficos. Considerações Finais: A utilização de um software para a coleta, armazenamento e análise dos dados mostra-se um recurso tecnológico importante em pesquisas na área da saúde.

Palavras-chave: Qualidade de Vida; Transtornos Mentais; Questionários; Recursos Tecnológicos.

 

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.